Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Civis mortos em Mali após ataque de rebeldes afiliados ao Estado lslâmico

Dezenas de civis morreram após rebeldes afiliados ao grupo extremista Estado Islâmico terem atacado uma cidade no norte do Mali e lutado com outros fundamentalistas na região, segundo fontes locais.

Civis mortos em Mali após ataque de rebeldes afiliados ao Estado lslâmico
Notícias ao Minuto

15:39 - 09/09/22 por Lusa

Mundo Mali

Talataye, a cerca de 150 quilómetros de Gao, tem sido um cenário regular de combates desde o início do conflito maliano em 2012, dada a sua localização na confluência das áreas de influência de diferentes grupos armados.

"O que realmente nos preocupa é a situação humanitária, as pessoas são deixadas à sua sorte", disse um político local à agência de notícias France-Presse (AFP), sob condição de anonimato por razões de segurança.

O balanço de vítimas varia de acordo com as fontes. A área, um deserto, é muito remota e o acesso à informação ainda é muito complicado.

"Mais de 45 civis foram mortos quando o Estado Islâmico tomou a cidade" na terça-feira, disse o político. "Queimaram casas, o mercado e outros lugares".

"Há mais de 30 civis mortos em Talataye. Os terroristas do EIGS [Estado Islâmico do Grande Saara] queimaram o mercado e várias casas. Também há muitos civis deslocados", disse à AFP um funcionário do Movimento de Salvação Azawad (MSA), um dos grupos armados envolvidos nos combates.

"A situação no terreno é muito difícil, de acordo com as testemunhas. Os combates entre os vários grupos 'jihadistas' levaram à morte de várias dezenas de civis. Pessoas feridas que não puderam ser ajudadas morreram depois", acrescentou um trabalhador humanitário na área.

Leia Também: UE considera "inaceitáveis" ciberataques na Albânia atribuídos ao Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório