Boris Johnson iniciou a sua homenagem a Isabel II, esta sexta-feira, no parlamento britânico, com um nota pessoal, lembrando o momento em que foi contactado pela BBC, recentemente, para falar sobre a monarca, que faleceu na quinta-feira aos 96 anos de idade.
"Pediram-me que falasse dela no pretérito perfeito", indicou o ex-primeiro-ministro. "Temo dizer que comecei a ficar emocionado, não consegui continuar", acrescentou.
"Fiquei tão triste que tive de lhes pedir para irem embora", continuou.
"Sei que há inúmeras pessoas neste país e no mundo que experienciaram o mesmo sentimento repentino de emoção, e acho que milhões de nós estão a tentar perceber porque é que sentimos esta sensação de perda profunda, pessoal e até familiar".
Boris Johnson recalls 'choking up' when asked to talk about The Queen in the past tense. The former Prime Minister paid tribute to The Queen saying 'we are coming to understand, in her death, the full magnitude of what she did for us all' https://t.co/gUJzJ7z5M5 pic.twitter.com/QWO1wUNBtX
— ITV News (@itvnews) September 9, 2022
Boris Johnson diz que "talvez porque ela sempre esteve presente", a população foi "levada a acreditar que ela seria, de certa forma, eterna". "Acho que hoje o nosso choque é mais agudo porque começamos a perceber, na sua morte, a magnitude do que ela fez por todos nós", disse.
[Notícia em atualização]
Leia Também: AO MINUTO: Decretado luto nacional; Rei Carlos III voa para Londres