Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Isabel II. Brasil decreta três dias de luto nacional

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, decretou três dias luto nacional no Brasil no seguimento do falecimento da rainha de Inglaterra, de acordo com uma publicação no jornal oficial do país.

Isabel II. Brasil decreta três dias de luto nacional
Notícias ao Minuto

21:41 - 08/09/22 por Lusa

Mundo Isabel II

O luto é declarado em todo o Brasil "em sinal de condolências depois da morte de sua Majestade", a rainha britânica, e entra em vigor no momento da publicação no diário da república brasileiro.

Entre as várias personalidades que endereçaram condolências está, além do antigo Presidente brasileiro Lula da Silva, também o futebolista Edson Arantes do Nascimento, 'Pelé', que considerou que o legado da monarca será eterno.

"Fui um grande admirador da Rainha Isabel II desde que a vi pela primeira vez em pessoa, em 1968, quando veio ao Brasil para testemunhar o nosso amor pelo futebol e experimentar a magia de um Maracanã completamente cheio", escreveu Pelé nas suas redes sociais.

O triplo campeão mundial de futebol publicou fotos do encontro que manteve em 1968 com a monarca e com o seu falecido esposo, o duque de Edimburgo, que assistiram ao vivo ao golo 900 de Pelé durante uma partida realizada no Maracanã.

Perante 85 mil pessoas, a então seleção paulista venceu a seleção do Rio de Janeiro e, no final da partida, a monarca entregou a taça ao 'rei' Pelé, que quase três décadas depois receberia o título de 'sir' pela Ordem Britânica.

"Os seus feitos marcaram gerações. O seu legado durará para sempre", salientou Pelé, de 81 anos.

A rainha Isabel II morreu hoje aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, foi anunciado através da rede social Twitter da família real.

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e voltarão a Londres amanhã [sexta-feira]", acrescenta a mensagem, numa referência a Carlos e Camilla.

Leia Também: Santos Silva considera que Marcelo fez "discurso notabilíssimo" no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório