O presidente do Conselho de Segurança durante o mês de setembro, o francês Nicolas de Rivière, começou a reunião de hoje expressando "as mais sentidas condolências" pela morte da Rainha Isabel II, recordando o seu longo reinado.
"Reinou durante um período de mudanças históricas no seu país e no mundo. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do seu país", enalteceu.
Em nome dos membros do Conselho de Segurança, o embaixador francês convidou todos os presentes a levantar-se e "a cumprir um minuto de silêncio em memória" da Rainha.
A Rainha de Inglaterra Isabel II morreu hoje aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, foi hoje anunciado pela família real.
"A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e voltarão a Londres amanhã [sexta-feira]", anunciou o Palácio de Buckingham em comunicado, numa referência a Carlos e Camila.
A notícia foi conhecida após vários membros da família real terem viajado hoje subitamente para Balmoral para estar com a Rainha, depois da divulgação de um comunicado que dava conta da preocupação dos médicos com o estado de saúde da monarca de 96 anos.
Leia Também: Isabel II: Papa assinala "devoção ao dever" e reza por Carlos III