Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Irão considera "infundadas" acusações de ciberataque contra a Albânia

O Irão condenou hoje a decisão da Albânia de cortar relações diplomáticas com Teerão, considerado "infundadas" as acusações de que a República Islâmica realizou ciberataques em massa contra o país dos Balcãs.

Irão considera "infundadas" acusações de ciberataque contra a Albânia
Notícias ao Minuto

00:02 - 08/09/22 por Lusa

Mundo Irão

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros acredita que a decisão deste país de romper relações diplomáticas connosco com base em acusações infundadas é uma ação equivocada e imprudente", destacou, em comunicado, o governo iraniano.

A diplomacia iraniana considerou a decisão anunciada esta quarta-feira pelo primeiro-ministro albanês, Edi Rama, "uma medida planeada", uma vez que foi seguida pouco depois por uma declaração do governo dos EUA e foi comemorada pelos 'media' israelitas.

"O tipo de ação e o papel desempenhado por terceiros nas acusações contra a República Islâmica mostram a influência desses países no apoio ao terrorismo e à sedição", destacou o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.

Teerão apontou ainda para a presença em solo albanês de cerca de 3.000 membros do grupo de oposição iraniano Mujaidines do Povo (MEK), que montaram um acampamento em Manez, uma cidade localizada perto da cidade costeira de Durres.

A Albânia cortou esta quarta-feira as relações diplomáticas com o Irão e a embaixada iraniana nesse país recebeu uma notificação oficial exigindo que todo o seu pessoal diplomático, técnico, administrativo e de segurança deixe o território nas próximas 24 horas.

Rama referiu que há "provas irrefutáveis" de que o Irão "orquestrou e financiou" um ciberataque contra o seu país ocorrido há dois meses.

A Albânia voltou-se resolutamente para o Ocidente, após décadas de isolamento sob o regime comunista de Enver Hoxha.

O pequeno país balcânico, que aderiu à NATO em 2009 e é candidato à União Europeia, já teve crises com o Irão no passado.

Logo após o anúncio, a Casa Branca prometeu que os Estados Unidos "tomarão medidas adicionais para responsabilizar o Irão", após um recente ataque cibernético à Albânia.

Após várias semanas de investigação na Albânia, após um ataque informático de larga dimensão, em 15 de julho, os norte-americanos "concluíram que o Governo iraniano realizou esse ataque cibernético imprudente e irresponsável e que foi responsável pelas operações de 'hacking' e fuga de dados subsequentes".

A Casa Branca considera que este ataque "estabelece um precedente perturbador", escreveu a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Adrienne Watson, num comunicado.

"O comportamento do Irão viola as regras que regem o comportamento de um Estado responsável no ciberespaço em tempo de paz", denunciou Watson.

Leia Também: Países Baixos vão continuar a utilizar gás russo apesar de sanções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório