Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 18º

Fundadora da Theranos condenada por fraude pede repetição do julgamento

Elizabeth Holmes, uma antiga estrela de Silicon Valley que prometeu revolucionar os testes de sangue com a sua start-up Theranos, e que foi condenada por fraude, pediu esta terça-feira um novo julgamento, apontando a inversão de uma testemunha-chave.

Fundadora da Theranos condenada por fraude pede repetição do julgamento
Notícias ao Minuto

06:38 - 07/09/22 por Lusa

Mundo Theranos

Condenada em janeiro pelo júri de um tribunal federal em San José, no Estado norte-americano da Califórnia, Elizabeth Holmes deverá conhecer a sentença em 26 de setembro.

A fundadora da Theranos enfrenta uma pena de prisão até 20 anos por cada uma das acusações.

Numa carta enviada esta terça-feira ao juiz federal Edward Davila, que presidiu o julgamento de 15 semanas entre o início de setembro e o final de dezembro de 2021, os advogados de Elizabeth Holmes indicaram que esta recebeu, no início de agosto, a visita do ex-diretor do laboratório de Theranos, Adam Rosendorff.

Rosendorff não esteve com a empresária de 38 anos, mas conversou com o companheiro desta, William Evans, que relatou a conversa aos advogados.

Segundo Evans, o ex-diretor do laboratório explicou que queria "responder honestamente às perguntas" feitas durante o julgamento, mas os procuradores "tentaram apresentar a todos uma má imagem".

"Ele contou que a acusação apresentou as coisas de uma forma mais negativa do que a realidade durante a sua audiência", acrescentou William Evans.

Em particular, contestou a noção de que Elizabeth Holmes procurou deliberadamente enganar os investidores sobre os resultados e perspetivas da Theranos.

"Todos estavam a trabalhar duro para realizar algo bom e significativo", salientou Adam Rosendorff, segundo o companheiro de Elizabeth Holmes.

O médico acredita que "cometeu um erro" e disse que quer "ajudar" a sua ex-chefe, referiu ainda Evans.

Para os advogados de Elizabeth Holmes, a intervenção de Adam Rosendorff justifica a realização de um novo julgamento, nomeadamente porque este "produziu um falso testemunho perante o júri".

Caso o juiz se recuse a determinar um novo julgamento com base nos novos elementos, a defesa de Holmes solicita, no mínimo, uma nova audiência a Adam Rosendorff, para esclarecer o conteúdo das suas observações.

Elizabeth Holmes tornou-se um dos símbolos dos excessos da cultura de Silicon Valley, depois de ter fundado a Theranos em 2003, com a idade de 19 anos, prometendo ferramentas de diagnóstico mais rápidas e mais baratas do que os laboratórios tradicionais.

Com a ajuda de uma história cuidadosamente elaborada, ela conseguiu, em poucos anos, ganhar a confiança de figuras de destaque e angariar fundos de investidores prestigiados, atraídos pelo perfil desta jovem.

No seu auge, a empresa chegou a estar avaliada em quase 10 mil milhões de dólares.

Leia Também: 'The Dropout' conta história da vilã que deixou Silicon Valley de joelhos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório