Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Peritos alertam para "danos" na central nuclear e pedem ação "urgente"

Relatório aponta para "ameaça constante" de desastre nuclear, apesar de níveis de radiação estarem normais.

Peritos alertam para "danos" na central nuclear e pedem ação "urgente"
Notícias ao Minuto

15:36 - 06/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Zaporizhzhia

Os peritos da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) alertaram, esta terça-feira, para "danos" na central nuclear e pediram ação "urgente" em Zaporíjia (Zaporizhzhya) visto que local é uma "ameaça constante" de desastre nuclear. 

De acordo com o relatório divulgado na página da agência, foram observados "danos" em vários locais perto do edifício do reator causados pelos bombardeamentos.

Num documento com 52 páginas, os especialistas destacam o perigo que não só a Ucrânia vive, mas também a Europa, e aconselham a que seja criada uma zona de segurança e proteção nuclear nas imediações da instalação. 

A agência expressa ainda preocupação com os danos físicos à central nuclear, causados ​​​​pelo bombardeamento, vistos na superfície da estrada, paredes e janelas de vários edifícios, bem como no viaduto que liga as unidades do reator.

Segundo o relatório, os bombardeamentos podem ter causado "impactos significativos de segurança, perda de vidas e ferimentos pessoais".

Apesar deste 'alerta vermelho' dos peritos, no que aos níveis de radiação na área diz respeito, estes permanecem atualmente normais.

Recorde-se que a Rússia ocupou Zaporíjia desde o início da invasão e foi acusada de armazenar equipamentos militares no interior da central.

A Rússia e Ucrânia culpam-se mutuamente pelos bombardeamentos que danificaram o local nas últimas semanas.

Leia Também: Último reator a operar na central nuclear de Zaporíjia foi desligado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório