Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Autoridades suspeitam de alastramento de ataques para Nampula

As autoridades moçambicanas suspeitam que os mesmos grupos armados que aterrorizam Cabo Delgado podem ter atacado uma aldeia a sul do rio Lúrio, situada já na vizinha província de Nampula, na sexta-feira.

Autoridades suspeitam de alastramento de ataques para Nampula
Notícias ao Minuto

15:30 - 05/09/22 por Lusa

Mundo Moçambique

"Há a possibilidade de ser um ataque terrorista protagonizado por esse grupo de indivíduos que estão na província de Cabo Delgado", disse à Lusa Zacarias Nacute, porta-voz provincial da polícia em Nampula.

Em causa está um ataque à aldeia de Kútua com um modo de atuação semelhante.

"Eles queimaram o hospital, uma escola, três barracas [de venda de produtos], casas e igrejas", disse o régulo da localidade, que fica na fronteira com Cabo Delgado (norte de Moçambique).

Ninguém sabe ao certo quem fez o ataque, mas dezenas de pessoas fugiram para a vila sede de distrito, Namapa, dizem as autoridades locais, segundo as quais não houve vítimas mortais nem feridos.

"As nossas forças estão a trabalhar no sentido de podermos controlar a situação", disse Manuel Manusso, administrador do distrito de Érati, num encontro com a população.

Aquele responsável pediu que os residentes aumentem a vigilância e que comuniquem às autoridades sobre a presença de pessoas estranhas.

"O Governo está a trabalhar no sentido de vocês regressarem às vossas casas dentro de poucos dias. Nós estamos a vir de lá [do distrito atacado] e isso significa que é possível chegar à zona", disse, no encontro.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) tem apelado às autoridades para não pressionarem as populações a regressarem a locais onde foram atacadas: o retorno deve ser livre e voluntário, sublinha a organização.

Esta é a segunda vez que províncias vizinhas de Cabo Delgado são alvo de ataques semelhantes aos que ali têm acontecido - e onde também está por esclarecer quem protagoniza a violência.

Em dezembro de 2021, houve a mesma suspeita em relação a ataques em zonas da província do Niassa que fazem fronteira com Cabo Delgado.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por violência armada, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde há um ano por forças do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas levando a uma nova onda de ataques noutras áreas, mais perto de Pemba, capital provincial.

Há cerca de 800 mil deslocados internos devido ao conflito, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Estima-se que metade da população afetada sejam crianças e jovens até aos 20 anos, reflexo da pirâmide etária do país.

Leia Também: Alfândegas moçambicanas recuam em ordem que interditava navios russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório