Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Siemens diz que fugas de óleo não justificam paralisação de Nord Stream

A fabricante de turbinas Siemens Energy declarou hoje que fugas de óleo não justificam tecnicamente a paragem do gasoduto Nord Stream 1, decidido pela empresa russa de gás Gazprom após a descoberta de derramamentos numa turbina.

Siemens diz que fugas de óleo não justificam paralisação de Nord Stream
Notícias ao Minuto

22:51 - 02/09/22 por Lusa

Mundo Gás

"Como fabricante de turbinas, podemos afirmar que tal constatação não constitui uma razão técnica para interromper as operações", afirmou a Siemens Energy, num comunicado, lembrando que no passado a existência "deste tipo de fuga não levou à cessação das operações".

A Gazprom anunciou hoje que o gasoduto Nord Stream, vital para os fornecimentos à Europa, vai parar "completamente" para reparação de uma turbina, após ter estado inativo durante três dias para manutenção.

Em comunicado, a Gazprom indicou ter descoberto "fugas de óleo" na turbina durante esta operação de manutenção e indicou que até à sua reparação o fornecimento de gás estará "completamente suspenso".

A Rússia devia retomar no sábado o fornecimento de gás através do gasoduto, após uma interrupção de três dias.

Hoje, o Kremlin tinha indicado que o funcionamento do gasoduto está "ameaçado" pela escassez de peças para reposição devido às sanções impostas a Moscovo depois do início da ofensiva russa na Ucrânia.

A Gazprom tem reduzido o gás fornecido via Nord Stream nos últimos meses e em julho já tinha feito trabalhos de manutenção durante 10 dias, tendo depois retomado as entregas com um nível mais limitado.

No contexto de guerra na Ucrânia - que teve início em 24 de fevereiro - a energia tem estado no centro de um braço-de-ferro entre Moscovo e os países ocidentais, que acusam a Rússia de utilizar o gás "como uma arma".

Leia Também: Bruxelas acusa Moscovo de usar "falsos pretextos" para cortar gás

Recomendados para si

;
Campo obrigatório