Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

N.º de cartões de telemóveis ativos superior à população de Cabo Verde

O número de cartões de telemóveis ativos em Cabo Verde foi de 599.525 no segundo trimestre, um aumento de 5,5% em relação aos três meses anteriores, e superior à população do país, foi hoje divulgado.

N.º de cartões de telemóveis ativos superior à população de Cabo Verde
Notícias ao Minuto

18:01 - 02/09/22 por Lusa

Mundo Cabo Verde

Conforme o Relatório de Indicadores Estatísticos do Mercado das Comunicações Eletrónicas, publicado pela Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), no final de junho o número de cartões móveis superou a população residente em Cabo Verde, que no anterior censo divulgado em agosto de 2021 pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) caiu para 483.628 habitantes.

De acordo com o documento, no segundo trimestre deste ano houve um aumento de 6% no número de cartões de telemóveis, se comparado com o mesmo período de 2021.

No período em análise, a taxa de penetração foi de 105%, com a operadora CV Móvel a deter 69% da quota do número total de cartões SIM ativos no mercado móvel em Cabo Verde.

"O número de cartões SIM dedicados exclusivamente às conexões à Internet móvel neste período foi de 30.185, o que representa 5% do número total de cartões para o telemóvel", contabilizou a ARME, constatando que houve uma diminuição de 6% em relação ao trimestre anterior e de 15% em relação ao período homólogo.

No que diz respeito ao serviço de acesso à Internet, entre abril e junho o número total de assinaturas foi de 466.279, do qual 87% foi fornecido pela tecnologia Banda Larga Móvel Small Screen.

"Este número, deve-se ao fato da diversidade de tipos de planos oferecidos pelo mesmo", explicou o regulador cabo-verdiano, dando conta que o número de assinaturas do serviço de acesso à internet aumentou em cerca de 5,5% no segundo trimestre de 2022, em relação ao primeiro trimestre de 2022.

"E quando comparado ao período homólogo do ano passado registou-se um aumento de 8%", reforçou a mesma fonte, referindo que a taxa de penetração do serviço de acesso à internet no país situou-se em torno de 82 por 100 habitantes.

"No que diz respeito às quotas de mercado por assinaturas de serviço de acesso à internet, a CV Móvel detém a mais elevada, representando 62,8%, seguida da Unitel T+ com 31,3% e da CV Multimédia, com 5,8%%", ainda de acordo com a ARME.

Já o serviço de telefonia fixa contava no final de junho com 55.862 assinantes, correspondendo a uma taxa de penetração de 10 acessos por 100 habitantes, o que representa um aumento de 3% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

"No que diz respeito ao segundo trimestre de 2021, nota-se um aumento de 4%", notou a agência reguladora, dando conta que a CV Multimédia detém 51,9% da quota de mercado, seguida da CV Telecom, com 47,9% e da Unitel T+, com 0,2%.

No tráfego de voz, foram gerados cerca de 4,9 milhões de minutos na rede fixa, correspondendo a uma diminuição de 27% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

"Quando comparado com o período homólogo, nota-se um decréscimo de 24% no total de tráfego de voz, devido a uma diminuição do tráfego nacional de voz e de internacional de entrada, em 26% e 31%, respetivamente", concluiu o relatório da ARME, cujas informações foram recolhidas junto das operadoras existentes no país.

Leia Também: Cabo Verde com mais turistas no 2.º trimestre do que em 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório