Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 16º

Reino Unido identifica nova estirpe do Monkeypox

Foi identificada num homem que esteve na África Ocidental recentemente.

 Reino Unido identifica nova estirpe do Monkeypox
Notícias ao Minuto

15:46 - 02/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Monkeypox

Uma nova estirpe do vírus Monkeypox foi identificada no Reino Unido, num homem que esteve recentemente na África Ocidental, confirmaram as autoridades de saúde do país.

De acordo com a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido, o paciente encontra-se na unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Real de Liverpool, estando a ser realizado o rastreio de contatos que teve para perceber se existem outros casos.

A diretora da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA), Sophia Maki, revelou: "Estamos a trabalhar para contactar os indivíduos que tiveram um contacto próximo com o caso antes da confirmação da infeção para os avaliar conforme necessário e fornecer aconselhamento".

Segundo Maki, o risco de propagação é "muito baixo" devido a procedimentos de controlo de infeção "bem estabelecidos e robustos" que, de acordo com a diretora, serão "rigorosamente seguidos", avança a Sky News.

A qualquer pessoa que viaje para a África Ocidental e Central é recomendado que esteja atenta aos sintomas do Monkeypox, que incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e de costas, glândulas inchadas e exaustão, tendo em mente que a propagação da doença pode ser feita através de qualquer contacto próximo, segundo as investigações científicas.

No Reino Unido, qualquer pessoa que volte de férias com sintomas associados ao Monkeypox é aconselhada a ligar para o 112 a dar conta da situação. 

A descoberta da nova estirpe acontece numa altura em que o Reino Unido enfrenta um défice de 100 mil doses de vacina contra o Monkeypox. Como tal, está em curso um plano do Serviço Nacional de Saúde do país, focado na administração de doses mais pequenas, de forma a que as vacinas possam ser dadas a mais pessoas.

Leia Também: Número de casos de Monkeypox confirmados em Portugal sobe para 871

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório