Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

À frente nas sondagens, Berlusconi quer mais votos e recorre... ao TikTok

Conhecido pelo seu ar jocoso, pelas festas inapropriadas e pelos tempos conturbados como primeiro-ministro, Berlusconi está a renascer na política e aproveitou a rede mais popular do mundo para sacar votos aos mais jovens.

À frente nas sondagens, Berlusconi quer mais votos e recorre... ao TikTok
Notícias ao Minuto

14:56 - 02/09/22 por Hélio Carvalho

Mundo Itália

Aos 85 anos, o antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi tem o seu lugar bem marcado na história da política italiana, tendo governado o país em três ocasiões desde os anos 90. Mas Berlusconi também é conhecido pelas suas polémicas com menores, pelas festas e, agora, pela sua estreia no TikTok.

De volta à corrida às legislativas, o milionário virou-se para a rede social do momento, para apelar ao voto do eleitorado mais jovem, antes das legislativas que se realizam a 25 de setembro.

A estratégia do líder do Forza Italia não é descabida, já que as autoridades eleitorais italianas reduzirem a idade de voto dos 25 para os 18 anos, abrindo o voto para mais de quatro milhões de jovens.

Na sua primeira publicação, Silvio Berlusconi realçou isso mesmo. "Há cinco milhões de vocês nesta plataforma e 60% de vocês tem menos de 30 anos, e eu sinto um pouco de inveja sobre isso", disse, atrás da secretária e no seu estilo tipicamente jocoso.

@silvio.berlusconi Ciao ragazzi, eccomi qua. Vi do il benvenuto sul mio canale ufficiale #Tiktok per parlare dei temi che più stanno a cuore a Forza Italia e al sottoscritto e che vi riguardano da vicino: parleremo e discuteremo del vostro #futuro Vi racconterò di come vogliamo rendere l'#Italia un Paese che possa darvi nuove opportunità e la possibilità di realizzare i vostri sogni. Ci rivediamo presto su TikTok ! #silvioberlusconi #berlusconi #elezioni #forzaitalia🇮🇹️ #politica #giovani suono originale - Silvio Berlusconi

O TikTok é a rede social que mais cresceu desde a pandemia, tendo já mais de mil milhões de utilizadores. A plataforma é maioritariamente usada por adolescentes, para música, dança, tutoriais, entre muitos outros conteúdos, mas aos poucos tem vindo a ser usada por políticos para chegar a uma base mais jovem e que está a introduzir-se pela primeira vez à política.

Num segundo vídeo, Berlusconi repescou uma das personagens: a de comediante. Conhecido na política europeia por piadas racistas e misóginas (quando era primeiro-ministro, soube-se que gozou com o peso da então chanceler alemã Angela Merkel, considerando-a pouco atraente), o candidato gozou desta vez com Vladimir Putin, Joe Biden e o Papa Francisco.

A piada parece ter resultado, já que o antigo primeiro-ministro saltou para os 350 mil seguidores em menos de um dia.

Estas eleições estão a ser um regresso à fama e à política para o político e antigo dono do clube AC Milan. Depois de ter sido afastado da política, envolto em vários processos na justiça por causa das suas festas 'bonga bonga', nas quais foi acusado de contratar prostitutas menores de idade, as eleições antecipadas e a ascensão da extrema-direita tem contribuído para um lavar de imagem de Silvio Berlusconi.

As últimas sondagens dão uma vitória à aliança à direita conservadora e neofascista, que junta o populista Forza Italia, o partido de extrema-direita Liga, de Matteo Salvini, e o neofascista Fratelli d'Italia, de Giorgia Meloni (que recentemente tornou-se num dos rostos mais reconhecidos desta mistura de direitas).

As eleições foram antecipadas depois do primeiro-ministro, Mario Draghi, ter renunciado ao cargo quando o governo perdeu o apoio do populista Movimento 5 Estrelas.

Recentemente, outro candidato e antigo primeiro-ministro, Matteo Renzi, líder do partido liberal Italia Viva, também se juntou ao TikTok. No entanto, Renzi não deverá ter tanto sucesso, já que as sondagens colocam a coligação com o partido Democrático, de centro esquerda, bem abaixo da coligação de direita.

Ainda assim, Renzi aproveitou para recordar o seu passado como primeiro-ministro mais jovem da história da república "e, acima de tudo, como autarca da cidade mais bonita do mundo, Florença". 

Leia Também: Mattarella? Terá de sair se direita aprovar presidenciais por sufrágio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório