Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Canadá poderá receber comboio de vácuo capaz de atingir até 1000km/h

A ideia é que viajar neste comboio seja mais barato do que viajar de avião.

Canadá poderá receber comboio de vácuo capaz de atingir até 1000km/h
Notícias ao Minuto

10:46 - 02/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Transportes

A empresa canadiana TransPod revelou a sua intenção de desenvolver um comboio totalmente elétrico que poderá alcançar mil quilómetros por hora com preços acessíveis. 

O 'FluxJet' foi anunciado pela empresa em Toronto, no Canadá, através de uma pequena versão que permitiu demonstrar ao vivo as capacidades que o veículo terá.

Segundo a CNN, o comboio viajará em velocidades ultra rápidas ao longo de uma via que será um tubo de vácuo e que protege o veículo, permitindo viajar a grande velocidade através de um novo campo da física chamado 'fluxo de vigilância'. Quanto às cápsulas, serão levitadas de forma magnética.

A primeira fase deste projeto de infraestruturas, no valor de 18 mil milhões de euros, será a ligação entre as cidades canadianas de Calgary e Edmonton, que se situam a cerca de 300 quilómetros de distância.

O cofundador e CEO da TransPod, Sebastien Gendron, revelou que "a primeira fase da construção consiste na ligação do aeroporto de Edmonton, que está planeada para começar no final de 2023, e a linha completa que liga Calgary a Edmonton em 2027".

Segundo Gendron, este comboio terá capacidade para 54 passageiros e 10 toneladas de carga, com viagens de dois em dois minutos.

No início deste ano, a TransPod anunciou que, até agora, garantiu um financiamento de 550 milhões de euros para investir nesta ideia que se encontra em fase de investigação e desenvolvimento, tendo como preocupações a avaliação ambiental e aquisição de terrenos.

A ideia da empresa é que o comboio opere em exclusivo num sistema de rede apelidado de Linha TransPod com estações nas principais cidades e localizações.

Leia Também: Empresa canadiana lança fábrica de fertilizante no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório