Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Taiwan. Número recorde de incursões aéreas chinesas em agosto

Em agosto foi registado um número recorde de incursões aéreas chinesas em Taiwan, com mais de 440 aviões militares a entrarem na zona de defesa aérea da ilha.

Taiwan. Número recorde de incursões aéreas chinesas em agosto
Notícias ao Minuto

06:58 - 01/09/22 por Lusa

Mundo Taiwan

De acordo com uma base de dados compilada pela agência de notícias France-Presse (AFP), a partir de dados do Ministério da Defesa de Taiwan, 446 aviões chineses, na sua maioria caças, entraram na Zona de Identificação da Defesa Aérea (ADIZ) de Taiwan em agosto, mais do que os 380 registados em todo o ano de 2020.

Nos primeiros oito meses de 2022, Pequim fez 1.068 incursões na ADIZ de Taiwan, ultrapassando o total de 969 em 2021.

Os 23 milhões de habitantes de Taiwan vivem sob a constante ameaça de invasão de Pequim, que vê a ilha como parte do seu território, a recuperar, se necessário, pela força.

Agosto assistiu a um pico nas incursões na ADIZ da ilha, enquanto Pequim realizava manobras militares sem precedentes, numa reação contra a visita a Taipé pela líder da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

O Partido Comunista Chinês tem repudiado qualquer ação diplomática que possa conferir legitimidade a Taiwan e tem reagido com crescente agressividade às visitas de políticos ocidentais.

Após a visita de Nancy Pelosi, no início de agosto, a China enviou navios de guerra, mísseis e aviões de combate para as águas e céus de Taiwan durante uma semana. Os exercícios foram os maiores e mais agressivos desde meados da década de 1990.

Na semana passada, Taiwan anunciou planos para aumentar o orçamento militar para 19,2 mil milhões de euros, um valor sem precedentes.

Leia Também: Governo fixa em 2.400 vagas para internato médico no próximo ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório