Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

China sem reação por passagem de navios dos EUA em Taiwan

Os Estados Unidos defenderam hoje que durante a passagem dos seus navios pelo estreito de Taiwan, no domingo passado, não houve uma resposta "insegura" ou pouco profissional das forças chinesas.

China sem reação por passagem de navios dos EUA em Taiwan
Notícias ao Minuto

00:06 - 01/09/22 por Lusa

Mundo Taiwan

"Este trânsito demonstra o compromisso dos Estados Unidos com um Indo-Pacífico livre e aberto e que continuaremos a navegar e a operar onde a leu internacional permitir. Não houve alterações inseguras ou não profissionais durante essa passagem", disse o porta-voz do Pentágono, general da Força Aérea Pat Ryder.

Washington está focado, acrescentou, em trabalhar com os aliados e parceiros na região para garantir a estabilidade e preservar a ordem baseada na legalidade internacional.

A Marinha norte-americana já havia especificado que os seus navios, identificados como cruzadores de mísseis guiados da classe Ticonderoga, USS Antietam e USS Chancellorsville, fizeram um trânsito "rotineiro" na área "por águas onde se aplica a liberdade de navegação", de acordo com o direito internacional.

Essa operação ocorreu três semanas depois de a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, ter feito uma visita fugaz a Taipei no início do mês de agosto, apesar dos avisos de Pequim, desencadeando uma crise no estreito e provocando manobras militares ao redor da ilha.

Taiwan é uma das principais fontes de atrito entre a China e os Estados Unidos, principalmente porque Washington é o principal fornecedor de armas de Taiwan e seria o seu maio aliado militar no caso de uma possível guerra com a China.

A China, por sua vez, reivindica soberania sobre a ilha e considera Taiwan uma província rebelde desde que os nacionalistas do Kuomintang se retiraram para lá em 1949, depois de perder a guerra civil contra os comunistas.

Leia Também: EUA instam China a reativar canais de diálogo suspensos com Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório