Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Mikhail Gorbachev não terá funeral de Estado, diz Interfax

Político será enterrado no Cemitério Novodevichy, em Moscovo, onde estão os restos mortais de outras figuras proeminentes da história da Rússia.

Mikhail Gorbachev não terá funeral de Estado, diz Interfax
Notícias ao Minuto

09:47 - 31/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Mikhail Gorbachev

O último líder da URSS Mikhail Gorbachev não terá um funeral de Estado. A informação é avançada por "fontes bem informadas" à agência de notícias russa independente Interfax.

"Não há planos para organizar um funeral de Estado para Gorbachev", foi referido à agência. 

Entretanto, o secretário de imprensa do presidente da Federação Russa, Dmitry Peskov, disse que ainda não há decisões sobre a realização de um funeral de Estado.

"Ainda não posso dizer com certeza. Hoje, essa questão será tratada. Uma decisão será tomada. Até agora, nenhuma decisão foi tomada", disse Peskov a repórteres, respondendo a uma pergunta da Interfax.

Questionado sobre se o presidente russo, Vladimir Putin, irá comparecer no funeral, Peskov assume que "o procedimento vai depender da vontade de parentes e amigos" e, por isso "ainda não há informações".

Refira-se que Gorbachev morreu esta terça-feira, dia 30 de agosto, aos 91 anos.

O ex-Presidente da União Soviética morreu no Hospital Clínico Central de Moscovo, onde se encontrava internado devido a "doença prolongada e grave".

O político será enterrado no Cemitério Novodevichy, em Moscovo, onde estão os restos mortais de outras figuras proeminentes da história da Rússia, além do túmulo da sua mulher, Raisa Titarenko. 

Mikhail Gorbachev nasceu a 2 de março de 1931 em Stravropol, na Rússia, filho de uma família de imigrantes russo-ucranianos.

Estudou Direito na Universidade de Moscovo e durante esse período aderiu ao Partido Comunista.  A 11 de março de 1985, aos 54 anos, foi eleito pelo Politburo líder da União Soviética, após a morte de Konstantin Chernenko.

Leia Também: Gorbachev. Cravinho destaca perda que contribuiu para uma Europa livre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório