Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Espanha. Bebé de 20 meses morre após ser atingida por uma bola de saraiva

Caíram pedras de gelo com mais de 10 centímetros de diâmetro.

Espanha. Bebé de 20 meses morre após ser atingida por uma bola de saraiva
Notícias ao Minuto

10:47 - 31/08/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Espanha

Uma bebé de 20 meses morreu, na terça-feira à noite, devido ao impacto de uma bola de gelo proveniente de uma saraivada que ocorreu à tarde na cidade de La Bisbal d'Empordà, em Girona, Espanha.

Depois do incidente, a bebé foi levada em estado grave para o Hospital Josep Trueta com um traumatismo craniano, após ser atingida com uma bola de saraiva que chegaram a mais de dez centímetros de diâmetro. 

A tempestade deixou também outras 50 pessoas feridas, algumas com traumatismos ou ossos fraturados, segundo as autoridades da região. Também uma idosa que ficou ferida está no mesmo hospital, onde a bebé morreu, a receber assistência médica, avança o jornal espanhol La Razón.

As condições meteorológicas adversas causaram grandes danos a veículos, janelas, telhados e mobiliário urbano, de acordo com os serviços de emergência espanhóis.

O Serviço Meteorológico da Catalunha Meteocat explicou que, na terça-feira, as bolas de gelo alcançaram o "diâmetro máximo de granizo no país" desde 2002.

Para os meteorologistas, granizo entende-se como grãos de gelo com diâmetro igual ou inferior a cinco milímetros, enquanto que saraiva é o termo utilizado para pedaços de gelo com diâmetro superior.

A presidente do município de La Bisbal d'Empordà, o mais atingido, disse que entre os edifícios danificados pelo granizo está o da própria câmara, o de um museu e o do centro de saúde, além de inúmeras casas de habitação, com telhados e janelas partidos.

O Serviço de Meteorologia da Catalunha emitiu um aviso por causa do mau tempo e alertou para a possibilidade de chuvas e mais granizo, embora com pedras de gelo menores, de dois centímetros de diâmetro, além de vento e pequenos tornados.

A Proteção Civil catalã ativou também alertas, incluindo a possibilidade de inundações em algumas zonas.

[Notícia atualizada às 14h34]

Leia Também: Talibãs celebram aniversário da retirada das tropas estrangeiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório