Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Alemães lembram vítimas do atentado de Munique, 50 anos depois

A tragédia será assinalada no próximo dia 5 de setembro.

Notícias ao Minuto

08:19 - 31/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Alemanha

O dia 5 de setembro de 1972 permanece na memória coletiva da Alemanha pelas piores razões. O terror instalou-se durante os Jogos Olímpicos de Munique, por via de um ataque que matou 11 membros da comitiva israelita.

Quase 50 anos depois, os residentes da referida cidade alemã continuam a lembrar as vítimas, ao visitarem um memorial construído a esse propósito (como pode ver na galeria acima).

O 50.º aniversário desse atentado terrorista será lembrado, no próximo dia 5 de setembro, através de um evento comemorativo que contará com a presença do presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, do seu homólogo israelita, Isaac Herzog.

Os familiares das vítimas também marcarão presença, mas alguns recusaram o convite, citando a sua desilusão face à forma como foram tratados pelo governo da Alemanha.

Recorde-se que, com o auxílio de neonazis alemães, membros do grupo palestiniano intitulado Setembro Negro raptaram membros da comitiva israelita durante os Jogos Olímpicos de Munique, 11 dos quais morreram (entre atletas e treinadores) - a maioria numa tentativa falhada de resgate pela polícia alemã.

Perderam, ainda, a vida cinco dos oito terroristas que levaram a cabo o ataque, bem como um polícia alemão.

Leia Também: Rússia identifica novo suspeito ucraniano em atentado contra Daria Dugina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório