Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Gorbachev "teve um impacto decisivo em todo o mundo", diz Durão Barroso

O ex-primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso recordou Mikhail Gorbachev, que morreu, esta terça-feira, aos 91 anos, como uma das maiores personalidades do século XX que teve um impacto decisivo em todo o mundo.

Gorbachev "teve um impacto decisivo em todo o mundo", diz Durão Barroso
Notícias ao Minuto

23:52 - 30/08/22 por Lusa

Mundo Gorbachev

"Foi sem dúvida umas das maiores personalidades do século XX e a sua ação teve um impacto muito para além da então União Soviética, da Rússia e da Europa. Teve um impacto decisivo em todo o mundo", referiu Durão Barroso, em declarações à Antena 1.

O atual presidente do Fórum Eurafrica recordou Gorbachev como "principalmente uma pessoa decente, com uma boa intenção".

"Apesar de ter feito a sua carreira política no sistema totalitário comunista, era alguém que tinha um certo humanismo, queria genuinamente a paz e um sistema pluralista", frisou.

Durão Barroso contou ainda, em declarações à Antena 1, que se encontrou várias vezes com o último líder da União Soviética, a primeira vez enquanto presidente da Comissão Europeia em Moscovo.

"Depois, encontrámo-nos várias vezes em circuitos de antigos Prémios Nobel da Paz. Obviamente não recebi nunca um em nome individual, mas recebi em nome da União Europeia e há uma rede de vencedores destes prémios", explicou.

O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev morreu, esta terça-feira, aos 91 anos, adiantaram as agências de notícias russas.

Tass, RIA Novosti e Interfax citaram o Hospital Clínico Central.

O gabinete de Gorbachev havia dito que o ex-chefe de Estado estava em tratamento no hospital.

Segundo as informações iniciais, Mikhail Gorbachev será enterrado no cemitério Novodevichy, em Moscovo, onde se encontram os restos mortais de figuras importantes da história russa, assim como o túmulo da sua esposa, Raísa.

O último presidente da União Soviética vivia longe dos holofotes dos 'media' há anos, devido a problemas de saúde

Como último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev travou uma batalha perdida para salvar um império fragilizado, mas produziu reformas extraordinárias que levaram ao fim da Guerra Fria.

O antigo secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), entre 1985 e 1991, desencadeou uma série de mudança que resultaram no colapso do Estado soviético autoritário, na libertação das nações do Leste Europeu do domínio russo e no fim de décadas de confronto nuclear Leste-Oeste.

Gorbachev ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1990 pelo seu papel no fim da Guerra Fria e passou os seus últimos anos a colecionar elogios e honras em todo o mundo, contrariando a visão da Rússia, onde era - e é -- desprezado.

Leia Também: Guterres sobre Gorbachev. "Estadista único que mudou o curso da história"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório