Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

OMS diz ser possível erradicar Monkeypox da Europa e fala em Portugal

OMS considera que Portugal conseguiu “travar o aumento do número de casos através de mudanças de comportamento e envolvimento com as comunidades”.

OMS diz ser possível erradicar Monkeypox da Europa e fala em Portugal

A transmissão do vírus Monkeypox entre humanos pode ser erradicada da Europa, considerou, esta terça-feira, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, que deu o caso de Portugal como exemplo.

Em conferência de imprensa, o responsável frisou que já foram contabilizados mais de 22 mil casos de infeção em 43 países da região europeia da OMS, o que representa um terço do total de infeções em todo o mundo. 

No entanto, “há sinais encorajadores, como verificado em França, Alemanha, Portugal, Espanha, Reino Unido, e outros países, de que o surto pode estar a abrandar”, disse Kluge. “Para avançarmos para a eliminação na nossa região, precisamos urgentemente de intensificar os nossos esforços”, acrescentou.

“Acreditamos que podemos eliminar a transmissão sustentada entre humanos de Monkeypox na região se nos comprometermos a fazê-lo e a colocar os recursos necessários para esse fim”, disse ainda, recomendando a manutenção de medidas de vigilância, a vacinação e a identificação de contactos de risco.

Foi neste contexto que Hans Kluge citou o caso de Portugal, que “na ausência de uma verdadeira campanha de vacinação” conseguiu “travar o aumento do número de casos através de mudanças de comportamento e envolvimento com as comunidades”.

Em Portugal, foram confirmados mais 36 casos do vírus na última semana, aumentando para 846 o número total de casos, revelou na quinta-feira a Direção-Geral da Saúde. Do total de casos confirmados até 17 de agosto, 729 já foram reportados no SINAVEmed. A maioria dos infetados (42%) tem entre 30 e 39 anos e são do sexo masculino (99,2%). Registam-se ainda seis casos reportados no sexo feminino.

Leia Também: EUA registam primeira morte de pessoa infetada com Monkeypox

Recomendados para si

;
Campo obrigatório