Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Taiwan "despreocupada" perante "normalização" de ameaças da China

As manobras militares realizadas pela República Popular da China ao redor de Taiwan "não preocupam" a população local, contam à Lusa residentes na ilha, observando que este tipo de ameaças é constante há várias décadas.

Taiwan "despreocupada" perante "normalização" de ameaças da China
Notícias ao Minuto

08:03 - 27/08/22 por Lusa

Mundo Taiwan

"Já é assim desde 1949", resume Kuo Tsanyu, gestor de produto na indústria de informação e equipamento informático, natural de Taipé. "Nada realmente mudou", diz à agência Lusa.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas. Pequim considera Taiwan parte do seu território e ameaça a reunificação através da força, caso a ilha declare formalmente a independência.

Após a presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, se deslocar a Taiwan - a visita de mais alto nível realizada pelos Estados Unidos à ilha em 25 anos -- Pequim lançou exercícios militares numa escala sem precedentes, que incluíram o lançamento de mísseis e o uso de fogo real. Durante quase uma semana, o Exército de Libertação Popular fez um bloqueio marítimo e aéreo de facto ao território.

O português Ricardo Oliveira, que está a tirar doutoramento em Estudos da Ásia-Pacífico na National Chengchi University, em Taiwan, observou também "desinteresse" e "despreocupação" por parte da população local.

"Ninguém deixa de ir beber o seu chá de bolhas ('bubble tea', em português) devido aos exercícios militares", resume Oliveira, referindo-se à popular bebida originária em Taiwan que mistura chá com frutas ou leite.

"São já várias décadas de rivalidade que criaram um ambiente de normalização e até de rotina face a estas situações, que noutros sítios levariam a um clima de enorme tensão e ansiedade", descreve à Lusa.

Kuo Tsanyu acrescenta que existe também um sentimento de "incapacidade" que motiva essa despreocupação.

"Não temos hipótese de nos defender caso a China lance um ataque militar", aponta. "A não ser que outros países venham em nosso socorro, seremos unificados em breve", diz.

Washington passou a reconhecer, em 1979, a liderança em Pequim como o único governo legítimo de toda a China, rompendo os contactos oficiais com Taipé. No entanto, os Estados Unidos continuam a ser o maior aliado e fornecedor de armas de Taiwan.

Kuo refere, porém, que desde a invasão da Ucrânia pela Rússia começou a pensar no que faria se um cenário idêntico sucedesse em Taiwan.

"Estou a analisar a possibilidade de obter um segundo passaporte", revela. "É importante ter um plano B".

Ricardo Oliveira observa que a invasão da Ucrânia despoletou "debates exaustivos", face aos "possíveis paralelismos" com Taiwan, levando a que a doutrina de defesa do território fosse revista.

O "receio face ao futuro" é particularmente sentido entre activistas, agentes activos da sociedade civil, soberanistas e intelectuais liberais do Partido Progressista Democrático (PPD), que ocupa actualmente o poder na ilha e rejeita o chamado "Consenso de 92", que reconhece Taiwan e a China continental como parte de uma única nação chinesa, e a reunificação da ilha sob a fórmula "um país, dois sistemas".

Aquela fórmula foi usada em Macau e Hong Kong, após a transferência dos dois territórios para a China, por Portugal e pelo Reino Unido, respetivamente, e garante às duas regiões um elevado grau de autonomia a nível executivo, legislativo e judiciário.

Mas a repressão lançada por Pequim sobre o movimento pró-democracia de Hong Kong, que resultou na prisão de activistas e no afastamento de membros da oposição do Conselho Legislativo local, aumentaram as dúvidas sobre a validade daquela fórmula.

Após décadas de ditadura, sob o domínio das forças nacionalistas, Taiwan passou por uma transição política na década de 1980, e é hoje uma das democracias mais progressistas da Ásia.

Mas, na China continental, o "papel dirigente" do Partido Comunista continua a ser um "princípio cardeal". Activistas e dissidentes políticos são frequentemente punidos por subversão do poder do Estado ou por "causar distúrbios". Pequim exerce um controlo férreo sobre o debate público, com académicos e intelectuais pressionados a aderir às interpretações oficiais do regime comunista em questões de natureza histórica, enquanto a imprensa é sujeita a uma censura rigorosa.

Kuo explica que, para a geração dos seus pais, o sistema vigente no território "não importa".

"A minha mãe disse uma vez que, para ela, o que importa é receber [o salário] no final do mês, e não quem governa o país", diz. "Mas, para a minha geração, isto tem maior relevância, já que crescemos num sistema democrático", nota.

Ricardo Oliveira observa o mesmo fenómeno: "Entre os mais jovens, a maioria não se identifica politicamente de modo algum com o regime chinês, nem com a sua estirpe de comunismo".

Leia Também: Taiwan acusa a China e Rússia de perturbarem ordem mundial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório