Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Navio Ocean Viking resgatou 268 migrantes em cinco ações de salvamento

O navio humanitário Ocean Viking resgatou 268 pessoas desde quinta-feira, em cinco salvamentos de migrantes encontrados em barcos de madeira sobrelotados entre a Líbia e Malta, segundo um novo balanço divulgado hoje pela organização SOS Méditerranée.

Navio Ocean Viking resgatou 268 migrantes em cinco ações de salvamento
Notícias ao Minuto

23:44 - 26/08/22 por Lusa

Mundo Migrações

"Muitos apresentam níveis elevados de exaustão e desidratação" e "graves queimaduras solares", detalhou a organização não-governamental (ONG), que tem sede em Marselha, no sul de França.

Vários menores, incluindo crianças desacompanhadas, mulheres grávidas e até um bebé de três semanas, estão agora ao cuidado da SOS Méditerranée e da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho no Ocean Viking.

Na terça-feira, foram avistados quatro barcos vazios nesta área, incluindo um sem motor, mas "sem comunicação das autoridades marítimas, o destino das pessoas a bordo permanece desconhecido", acrescentou.

Desde o início do ano, 1.161 migrantes desapareceram no Mediterrâneo, incluindo 918 no Mediterrâneo central, a rota migratória mais perigosa do mundo, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A agência da ONU estimou em 2.048 o número de mortos e desaparecidos em 2021 no Mediterrâneo, incluindo 1.553 apenas no Mediterrâneo central.

Todos os anos, milhares de pessoas que fogem de conflitos ou da pobreza tentam chegar à Europa atravessando o Mediterrâneo a partir da Líbia, cujas costas ficam a cerca de 300 quilómetros de Itália.

Leia Também: Navio Ocean Viking resgata 159 migrantes no Mediterrâneo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório