Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Homem declara-se culpado de contrabandear 1.700 animais para os EUA

Incluindo 60 répteis escondidos na roupa.

Homem declara-se culpado de contrabandear 1.700 animais para os EUA
Notícias ao Minuto

10:09 - 26/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Animais

Um homem, do estado norte-americano da Califórnia, declarou-se culpado, na quarta-feira, de contrabandear mais de 1.700 animais para os Estados Unidos, incluindo 60 répteis que tinha escondidos na roupa.

Jose Manuel Perez, de 30 anos, foi acusado de dois crimes de contrabando e tráfico de vida selvagem. Os procuradores do departamento de justiça norte-americano disseram que desde 2016 até fevereiro deste ano, Perez e os cúmplices recorreram às redes sociais para conseguir arranjar forma de contrabandear animais desde o México e Hong Kong. Entre as espécies estavam tartarugas caixa yukatan ou mexicanas, crocodilos bebés e lagartos barbudos.

Perez pagava aos cúmplices uma 'taxa de passagem' desde o México para El Paso, no estado do Texas - daí os animais eram enviados para a sua casa de família e revendidos aos clientes. Também fez cerca de três dezenas de viagens ao México sozinho para trazer animais e a 25 de fevereiro foi detido quando tentava entrar nos Estados Unidos com 60 répteis escondidos em sacos de roupa. Três dos répteis morreram.

Os répteis contrabandeados foram avaliados em 739 mil dólares (cerca de 740 mil euros).

O homem ainda tentou fugir para Tijuana em junho enquanto se encontrava solto sob fiança, mas foi rapidamente capturado e devolvido aos Estados Unidos. Pode enfrentar até 20 anos de prisão por cada crime de que é acusado. A sentença vai ser proferida a 1 de dezembro.

É ilegal importar animais sem as devidas licenças, segundo um tratado internacional para proteger espécies em vias de extinção.

Leia Também: Britânico preso no Iraque por contrabando de antiguidades será libertado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório