Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Bolsonaro recebe o coração de D. Pedro I com pompa e circunstância

Transportado pelo presidente da câmara municipal do Porto, Rui Moreira, e pelo comandante da polícia municipal António Leitão da Silva, a urna dourada com o órgão do monarca foi recebida em festa no Brasil.

Notícias ao Minuto

16:33 - 24/08/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Brasil

O coração do primeiro Imperador de Brasil, D. Pedro IV em Portugal, viajou até ao Brasil onde foi recebido numa grande cerimónia no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo próprio presidente Bolsonaro e a primeira dama.

Transportado pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e pelo comandante da polícia municipal António Leitão da Silva a urna dourada com o órgão do monarca que faleceu em 1834 no Palácio de Queluz foi recebida em festa no Brasil.

Esta viagem faz parte das comemorações do bicentenário da independência brasileira que aconteceu em 1822 e foi proclamada por D. Pedro.

A cerimónia realizou-se, esta quarta-feira, na residência oficial do presidente brasileiro com direito a parada militar a uma recepção oficial.

Depois da cerimónia, o coração seguiu novamente para o Palácio de Itamaraty, sede do Ministério da Relações Exteriores do Brasil, onde foi guardado logo após aterrar no país na manhã de segunda-feira.

De volta a Itamaraty, os restos mortais do monarca serão apresentados ao corpo diplomático e ficarão em exibição "controlada" até às comemorações do bicentenário da independência a 7 de setembro. Data esta, em que em 1822 D. Pedro protagonizou o 'Grito do Ipiranga', nas margens deste rio, declarando "Independência ou morte!" e criando um novo país.

Recorda-se que o coração de D. Pedro regressa à cidade do Porto no dia 9 de setembro, ficando em exposição nos dias 10 e 11, antes de voltar a ser guardado a cinco chaves, como tem estado até agora.

Antes de viajar temporariamente para o Brasil, o coração do conhecido "rei soldado", que chegou ao Porto em fevereiro de 1835, a pedido do próprio e que raras vezes saiu do mausoléu da capela-mor da igreja da Lapa, esteve durante o fim de semana em exposição aberta ao público.

Para o retirar do pequeno caixão de mogno guardado no mausoléu são precisas cinco chaves, e uma complexa operação, tendo em conta que o orgão real se encontra conservado em formol dentro de um recipiente de vidro e este, dentro de um escrínio de prata dourada.

Veja na galeria a cerimónia em Brasília presidida por Bolsonaro para receber o coração do antigo imperador e responsável pela independência do Brasil.

Leia Também: Coração de D. Pedro no Brasil. A viagem que foi notícia no Mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório