Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ainda decorre ancoragem de plataforma para exportação de gás do Rovuma

O Instituto Nacional de Petróleos de Moçambique (INP) disse hoje que ainda decorre a ancoragem da plataforma flutuante do consórcio da multinacional italiana ENI que vai exportar gás natural na bacia do Rovuma, no norte do país africano.

Ainda decorre ancoragem de plataforma para exportação de gás do Rovuma
Notícias ao Minuto

14:10 - 24/08/22 por Lusa

Mundo Moçambique

"Temos apenas o comissionamento [ancoragem] da plataforma flutuante em curso e o que posso dizer é que o processo está a decorrer dentro das condições previstas", disse o presidente do INP, Nazário Bangalane, em declarações ao Notícias, o principal diário moçambicano.

Bangalane reagia a notícias veiculadas nos últimos dias por vários meios de comunicação social de que o navio que vai transportar o primeiro gás da bacia do Rovuma está a caminho do campo de produção nas águas do norte de Moçambique.

O presidente do INP avançou que "não está previsto nenhum carregamento", assinalando ainda que "não há indicação de nenhum navio que esteja a caminho para carregamento de gás".

Nazário Bangalane escusou-se a avançar datas para a primeira exportação de gás natural liquefeito, assegurando que logo que as condições estiverem criadas a operação será anunciada.

Anteriormente, as autoridades moçambicanas e a petrolífera ENI tinham anunciado o início da exportação de gás natural pela plataforma no segundo semestre deste ano, mas têm-se mostrado mais cautelosos em relação às datas para a concretização deste passo.

Leia Também: China volta a aceitar estudantes universitários de Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório