Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Ministro sérvio elogia recusa do seu Governo de aplicar sanções à Rússia

O ministro do Interior da Sérvia, Aleksandar Vulin, reuniu-se hoje com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, em Moscovo, elogiando a recusa de Belgrado em aderir às sanções ocidentais contra a Rússia, pela invasão da Ucrânia.

Ministro sérvio elogia recusa do seu Governo de aplicar sanções à Rússia
Notícias ao Minuto

19:10 - 22/08/22 por Lusa

Mundo Sérvia

Vulin - conhecido pela sua postura pró-Rússia e antiocidental - disse que, durante a reunião, transmitiu a Lavrov a mensagem de que "a Sérvia é o único Estado na Europa que não introduziu sanções e não fez parte da política histérica."

A Sérvia, que tenta formalmente a adesão à União Europeia (UE), há vários anos que se afastou do rumo definido por Bruxelas, aproximando-se da Rússia, tradicional aliada dos países eslavos e Vulin é considerado o "homem de Moscovo" dentro do Governo sérvio.

Vulin tem defendido a criação do "mundo sérvio" que uniria todos os sérvios nos Balcãs, sob uma bandeira liderada pelo Presidente sérvio, Aleksandar Vucic.

O ministro do Interior considera mesmo que a Sérvia deveria abandonar a meta de adesão à UE e voltar-se para Moscovo, tendo criticado muitas vezes os países vizinhos e os seus líderes, pela simpatia com as posições da UE.

No ano passado, Vulin criou um "grupo de trabalho" com Nikolai Patrushev - secretário do Conselho de Segurança do Kremlin - para combater as "revoluções coloridas", como ficaram conhecidos os protestos que levaram ao derrube de regimes na antiga União Soviética.

Os 'media' sérvios independentes noticiaram que, numa outra reunião em Moscovo, no final do ano passado, Vulin entregou a Patrushev escutas telefónicas de uma reunião em Belgrado realizada por membros da oposição russa.

Pouco tempo depois, alguns dos elementos que participaram na reunião em Belgrado foram detidos na Rússia.

Vulin negou ter entregado as fitas a Patrushev.

Membros da oposição sérvia questionam o propósito da visita de Vulin hoje em Moscovo, já que um novo Governo sérvio está prestes a tomar posse, após as eleições de abril, admitindo mesmo que a viagem tenha sido organizada pelo Kremlin, como forma de pressão sobre Belgrado.

Lavrov tinha mesmo planos de visitar Belgrado em junho, mas os países vizinhos da Sérvia membros da NATO recusaram a permissão para que o seu avião sobrevoasse os territórios.

Num comunicado hoje divulgado a partir de Moscovo, Vulin disse que "lamenta profundamente o facto de o ministro Lavrov ter sido impedido de visitar Belgrado em junho pela vontade de outros países", dizendo que se trata de uma violação dos "princípios do direito internacional".

Leia Também: Governo do Montenegro derrubado por moção de censura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório