Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Corpo de José Eduardo dos Santos já chegou a Angola

A trasladação foi anunciada pelo executivo angolano e feita contra a vontade dos filhos mais velhos do ex-presidente.

Corpo de José Eduardo dos Santos já chegou a Angola
Notícias ao Minuto

19:47 - 20/08/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo José Eduardo dos Santos

O corpo do ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, chegou, ao final da tarde deste sábado, a Luanda. A transladação, da cidade espanhola de Barcelona, aconteceu um mês e meio após a morte através de um avião da companhia aérea angolana TAAG.

O avião com os restos mortais aterrou no aeroporto internacional 4 de fevereiro, enquanto um outro transportou a família, nomeadamente a viúva, Ana Paula dos Santos, a quem a justiça espanhola entregou, na passada quarta-feira, a custódia do corpo. A decisão foi tomada após um braço de ferro com os filhos mais velhos do ex-presidente e ter sido concluído definitivamente que José Eduardo dos Santos morreu de causas naturais.

De seguida, o corpo foi transportado para o Miramar, local da antiga residência oficial para cerimónias de âmbito estritamente familiar, segundo fonte próxima do processo à Lusa.

No aeroporto encontravam-se vários membros do Governo angolano, entre os quais os ministros dos Transportes, da Defesa, de Estado para a Área Social, da Comunicação Social, e da Administração Territorial, Marcy Lopes - que é também porta-voz da Comissão das Exéquias Fúnebres

O corpo de José Eduardo dos Santos foi disputado em tribunal por duas fações da família: uma, da viúva Ana Paula dos Santos e dos filhos mais novos, favoráveis a um funeral de Estado em Luanda, apoiada pelo regime angolano; outra, dos filhos mais velhos, nomeadamente Tchizé dos Santos, contrária à entrega dos restos mortais à viúva e à realização de exéquias em Luanda, já que há vários anos residem fora da capital angolana e dizem ser perseguidos pelo governo de João Lourenço.

As cerimónias fúnebres deverão decorrer entre os dias 26 e 28 de agosto.

José Eduardo dos Santos, que governou Angola de 1979 a 2017, morreu, a 8 de julho, com 79 anos, em Barcelona, Espanha, onde passou a maior parte do tempo nos últimos cinco anos.  

[Notícia atualizada às 20h35]

Leia Também: Filha de Eduardo dos Santos pede funeral "organizado com o devido tempo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório