Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Nove países europeus declaram apoio a ONG encerradas por Israel

Nove países europeus assinaram uma declaração de apoio às seis organizações não-governamentais (ONG) palestinianas de direitos humanos encerradas na quinta-feira por Israel na Cisjordânia por alegados vínculos à Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP).

Nove países europeus declaram apoio a ONG encerradas por Israel
Notícias ao Minuto

23:11 - 19/08/22 por Lusa

Mundo Palestina

A declaração é subscrita por Espanha, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda e Suécia.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol refere que os nove países estão "profundamente preocupados" com o ocorrido na quinta-feira, uma forma de "redução do espaço" de intervenção da "sociedade civil nos territórios palestinianos ocupados".

"Uma sociedade civil livre e forte é indispensável para promover os valores democráticos e uma solução de dois Estados", sustenta o bloco na declaração.

Em julho, os nove países anunciaram querer continuar a cooperar com as ONG visadas, na ausência de elementos de prova contra elas. As seis ONG negam qualquer ligação à FPLP.

O Exército israelita invadiu e encerrou na quinta-feira as instalações de seis ONG palestinianas sediadas na Cisjordânia e que Israel acusa de terrorismo.

Os soldados confiscaram material das sedes e dispersaram vários manifestantes que atiravam pedras, segundo o jornal Haaretz.

O Governo israelita anunciou em outubro de 2021 que tinha colocado na lista de "organizações terroristas" seis ONG palestinianas na sua opinião relacionadas com a FPLP, uma decisão criticada por organizações de defesa dos direitos humanos.

Agências da ONU que atuam nos territórios palestinianos ocupados instaram na quinta-feira Israel a parar a ofensiva contra ONG palestinianas na Cisjordânia ocupada.

Leia Também: Obra de Banksy desaparecida na Palestina aparece em Tel Aviv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório