Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Escassez de tomates nos EUA? Perigo de pizza e ketchup mais caros é real

Há vários motivos apontados pelos especialistas, que nos últimos dias têm vindo a alertar para esta possibilidade.

Escassez de tomates nos EUA? Perigo de pizza e ketchup mais caros é real
Notícias ao Minuto

22:47 - 19/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O tomate poderá ser o terceiro produto a escassear nos Estados Unidos, de acordo com o que as publicações norte-americanas têm apontado nos últimos dias.

De acordo com o que um agricultor disse à Fox News, a produção deste fruto por forma a corresponder às necessidades dos compradores pode vir a ser um desafio. "Vai ser um ano duro", explicou ao canal Mitchell Yerxa, explicando que não só o aumento da inflação pode vir a ser um problema, como também a seca, que em cada vez mais regiões é registada de forma mais severa, e Califórnia não é exceção.

"E é onde se produzem 96% dos tomates consumidos nos Estados Unidos", afirmou o agricultor, acrescentando que o estado norte-americano é também responsável pela produção de "um quarto dos tomates consumidos a nível global".

Para além da seca, que fez com que "garantidamente não houvesse água suficiente para as produções deste ano", também a inflação é um problema, dado o aumento dos preços dos fertilizantes.

"Se o preço dos fertilizantes duplicarem, também se aumenta o custo dos outros químicos [necessários à produção] em mais de 30%, aumentas os custos de trabalho", explicou.

"O consumo nos Estados Unidos é de cerca de 13 milhões de toneladas de tomada", notou, prevendo que os agricultores vão produzir cerca de 10 milhões de toneladas, menos três do que o habitual.

Também um dos responsáveis pela Ingomar Packing Co., uma das maiores empresas de processamento deste produto disse às publicações norte-americanas que o número de toneladas deste alimento que tem vindo a diminuir - desde 2015, é já uma situação afetada pelas condições meteorológicas.

"Simplesmente não há hectares suficientes de tomates para processamento plantados este ano para garantir que todos recebam seu suprimento total", afirmou, explicando: "Haverá uma altura de rotura quando as pizzas congeladas, molho de macarrão e outros itens estiverem a preços tão altos que o consumidor decida fazer outras refeições".

Leia Também: EUA. Depois do leite em pó, há outro produto em risco de escassez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório