Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

'Beatle' do Daesh foi condenado a prisão perpétua nos EUA

El Shafee Elsheikh foi considerado culpado por acusações relacionadas com morte de quatro reféns americanos: James Foley, Steven Sotloff,  Peter Kassig e Kayla Mueller.

'Beatle' do Daesh foi condenado a prisão perpétua nos EUA
Notícias ao Minuto

20:20 - 19/08/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Terrirismo

O cidadão britânico, El Shafee Elsheikh, membro de uma célula do Estado Islâmico foi condenado, esta sexta-feira, no estado norte-americano da Virgínia, a prisão perpétua pelo seu papel em raptar cerca de 20 ocidentais há uma década, resultando na morte de quatro americanos.

O homem, de 34 anos, foi apelidado como 'Beatle', um nome dado ao grupo de quatro terroristas devido ao seu sotaque britânico.

El Shafee Elsheikh foi considerado culpado em abril por acusações relacionadas à morte de quatro reféns americanos: James Foley, Steven Sotloff, Peter Kassig e Kayla Mueller.

Todos os reféns, exceto Mueller, foram executados em decapitações gravadas em vídeo e partilhadas online. Mueller foi ainda forçada à escravidão e violada várias vezes pelo líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi antes de ser também morta.

Nesta altura, mais de 20 reféns, jornalistas e trabalhadores humanitários dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Bélgica, Japão, Nova Zelândia e Rússia foram capturados de 2012 a 2015, quando o Estado Islâmico controlava grande parte do Iraque e da Síria.

Durante o julgamento, Elsheikh confessou o seu papel na captura de reféns para interrogatórios e entrevistas, mas apenas reconheceu recolher endereços de email e fornecer provas de vida às famílias dos mesmos como parte das negociações de resgate.

Os promotores, provaram porém que o condenado estava muito mais envolvido do que isso e que tinha realizado torturas com dois amigos que conhecia desde o seu tempo no Reino Unido, Alexanda Kotey e Mohammed Emwazi .

Emwazi, que realizou as execuções, foi morto num ataque com recurso a um drone. Já Kotey e Elsheikh  foram capturados juntos em 2018 e levados para Virgínia, nos EUA, em 2020 para serem julgados. Kotey declarou-se culpado em abril passado num acordo para prisão perpétua que deixa em aberto a possibilidade de que a possa cumprir no Reino Unido depois de 15 anos. Elsheikh só agora foi condenado também a perpétua.

Outro membro deste grupo, Aine Davis, foi acusado e apresentado à justiça do Reino Unido na semana passada em Londres, depois de ter sido expulso da Turquia.

Leia Também: Allison treinou crianças do ISIS. Em tribunal, declarou-se "culpada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório