Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

China apoia crianças afetadas por ciclone em Moçambique

O Governo chinês desembolsou dois milhões de dólares (1,9 milhões de euros) para apoiar crianças afetadas pelo ciclone Idai, que se abateu sobre o centro de Moçambique em 2019, informou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

China apoia crianças afetadas por ciclone em Moçambique
Notícias ao Minuto

18:28 - 19/08/22 por Lusa

Mundo China

"O projeto foi desenhado com o objetivo de aumentar o acesso a materiais e medicamentos de prevenção da malária que salvam vidas, incluindo a utilização de redes mosquiteiras tratadas com inseticida de longa duração para reduzir a morbilidade e mortalidade, especialmente em crianças e mulheres grávidas", indica uma nota da Unicef.

Segundo a agência da ONU, até ao momento, o fundo chinês serviu para a aquisição e distribuição de 250.000 redes mosquiteiras, que beneficiaram 441.495 pessoas, bem como a obtenção de testes e medicamentos, em número não avançado.

Por outro lado, com o fundo disponibilizado pela China, pelo menos 544.002 crianças tiveram acesso a consultas médicas, que tinham como objetivo reduzir a mortalidade infantil.

O ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique em março de 2019, provocando mais de 600 mortos e afetando mais de 1,5 milhões de pessoas, tendo a província de Sofala sido severamente afetada.

Cerca de 90% da cidade da Beira, capital provincial de Sofala, foi destruída pelo ciclone.

Poucos meses depois, em abril do mesmo ano, Moçambique voltou a ser afetado por um ciclone (o Kenneth), que matou 45 pessoas no norte do país.

O período chuvoso de 2018/2019 foi dos mais severos de que há memória em Moçambique: um total de 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas dos dois ciclones.

Moçambique é considerado um dos países mais afetados pelas alterações climáticas no mundo.

Leia Também: UNICEF alerta para impacto "devastador" da seca na Etiópia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório