Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Surgem mais confirmações que Xi Jinping e Putin vão mesmo estar no G20

A realizar-se esta seria a primeira vez do presidente chinês fora do país desde janeiro de 2020 e uma oportunidade para os líderes se encontrarem com Joe Biden.

Surgem mais confirmações que Xi Jinping e Putin vão mesmo estar no G20
Notícias ao Minuto

16:56 - 19/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo G20

Os líderes chinês e russo Xi Jinping e Vladimir Putin vão mesmo participar na conferência do G20 em Bali, a acontecer entre 11 e 13 de novembro, segundo avança um conselheiro de longa data do presidente indonésio à agência Reuters.

Segundo Andi Widjajanto, ex-secretário e conselheiro não oficial do presidente indonésio Joko Widodo, citado pela agência, os dois líderes vão efetivamente estar presentes, ao contrário do que tinha sido inicialmente especulado.

"Joko Widodo disse-me que Xi e Putin planeiam participar na conferência em Bali", referiu Widjajanto, que também dirige o Instituto Nacional de Resiliência.

Em entrevista à Bloomberg, já o próprio presidente indonésio tinha revelado que: "Xi Jinping vem. O presidente Putin também me disse que vem”, no entanto não aconteceu mais nenhuma confirmação por parte de ambos os países da presença dos líderes o que levanta dúvidas.

A realizar-se esta seria a primeira vez do presidente chinês fora do país desde janeiro de 2020, quando visitou Myanmar. Seria ainda uma oportunidade para os dois se encontrarem com Joe Biden, presidente dos EUA, que também deverá estar no encontro.

Recorde-se que a Indonésia, anfitriã desta conferência, terá convidado o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para participar na reunião sendo que enfrentou nos últimos meses grande pressão dos países ocidentais para retirar o convite a Putin devido à invasão na Ucrânia. Afirmam porém que querem ser sobretudo uma "ponte de paz", como referiu esta semana o presidente Joko Widodo.

Leia Também: Putin queixa-se dos "obstáculos" que permanecem às exportações agrícolas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório