Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

FDA alerta empresa devido a gomas de nicotina populares entre jovens

Gomas podem causar envenenamento por nicotina e até a morte caso sejam ingeridas por crianças.

FDA alerta empresa devido a gomas de nicotina populares entre jovens
Notícias ao Minuto

15:25 - 19/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos emitiu, esta quinta-feira, um alerta para um fabricante de gomas de nicotina, referindo que estas representam um risco crescente para adolescentes e crianças.

O alerta, considerado inédito segundo a imprensa norte-americana, indicou que as gomas, com sabor a frutas da marca VPR Brands, podem causar envenenamento por nicotina e até a morte caso sejam ingeridas por crianças, tal como demonstram estudos. O produto está a tornar-se cada vez mais popular entre os jovens.

“As gomas de nicotina são uma crise de saúde pública apenas à espera para acontecer entre os jovens de nossa nação, principalmente quando entramos num novo ano letivo”, disse o comissário da FDA, Robert Califf, num comunicado citado pela NBC News. 

Em março, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei que concede à FDA autoridade sobre todas as formas de nicotina, provenientes de plantas de tabaco ou fabricadas em laboratório – até então, a supervisão da FDA era apenas quanto a nicotina de plantas.

À semelhança de muitas empresas de cigarros eletrónicos, que nos últimos anos passaram a utilizar nicotina sintética, a fabricante das gomas em questão também dizia produzir os doces desta forma. Agora, o alerta da FDA dá 15 dias à VPR Brands para remover ou resolver o problema em questão.

A FDA diz ainda que a empresa não tinha solicitado permissão para comercializar as gomas.

Leia Também: EUA proíbem venda de todos os cigarros eletrónicos da Juul Laabs

Recomendados para si

;
Campo obrigatório