FDA alerta empresa devido a gomas de nicotina populares entre jovens

Gomas podem causar envenenamento por nicotina e até a morte caso sejam ingeridas por crianças.

gomas nicotina, FDA

© FDA

Notícias ao Minuto
19/08/2022 15:25 ‧ 19/08/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos emitiu, esta quinta-feira, um alerta para um fabricante de gomas de nicotina, referindo que estas representam um risco crescente para adolescentes e crianças.

O alerta, considerado inédito segundo a imprensa norte-americana, indicou que as gomas, com sabor a frutas da marca VPR Brands, podem causar envenenamento por nicotina e até a morte caso sejam ingeridas por crianças, tal como demonstram estudos. O produto está a tornar-se cada vez mais popular entre os jovens.

“As gomas de nicotina são uma crise de saúde pública apenas à espera para acontecer entre os jovens de nossa nação, principalmente quando entramos num novo ano letivo”, disse o comissário da FDA, Robert Califf, num comunicado citado pela NBC News. 

Em março, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei que concede à FDA autoridade sobre todas as formas de nicotina, provenientes de plantas de tabaco ou fabricadas em laboratório – até então, a supervisão da FDA era apenas quanto a nicotina de plantas.

À semelhança de muitas empresas de cigarros eletrónicos, que nos últimos anos passaram a utilizar nicotina sintética, a fabricante das gomas em questão também dizia produzir os doces desta forma. Agora, o alerta da FDA dá 15 dias à VPR Brands para remover ou resolver o problema em questão.

A FDA diz ainda que a empresa não tinha solicitado permissão para comercializar as gomas.

Leia Também: EUA proíbem venda de todos os cigarros eletrónicos da Juul Laabs

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas