Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Forças israelitas matam civil palestiniano na Cisjordânia

Um civil palestiniano morrreu hoje, no norte da Cisjordânia ocupada, depois de ter sido atingido por disparos das forças israelitas, anunciou o Ministério de Saúde palestiniano.

Forças israelitas matam civil palestiniano na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

12:09 - 19/08/22 por Lusa

Mundo Cisjordânia

Salah Sawafta, de 58 anos, foi "gravemente ferido na cabeça for balas" disparadas pelas forças israelitas e morreu na localidade de Tubas, afirmou o Ministério num comunicado.

Segundo o presidente da Câmara de Tubas, Hossam Daraghmeh, Salah Sawafta estava a sair de uma mesquita após as orações matinais quando foi alvejado por um soldado israelita.

Salah Sawafta "não tinha uma pedra ou o que quer que fosse nas suas mãos e não sabia que o exército estava posicionado" nas proximidades, explicou Daraghmeh à agência noticiosa francesa AFP.

O exército israelita confirmou que conduziu uma operação e que abriu fogo na cidade ocupada da Cisjordânia, depois de ter sido alvo de ataques.

"Durante a operação em Tubas, vários suspeitos atiraram 'cocktails molotov' e abriram fogo na direção de soldados, que ripostaram", defendeu o exército.

Em Tubas e na cidade vizinha de Tamun, cinco pessoas foram detidas por "suspeitas de envolvimento e planeamento de ataques terroristas contra civis inocentes", avançaram as tropas de Israel. 

Na quinta-feira em Nablus, um outro civil palestiniano, de 20 anos de idade, foi também baleado em confrontos com as forças israelitas, acabando por morrer.

A Cisjordânia é um território palestiniano ocupado desde 1967 pelo exército israelita.

Leia Também: ONU insta Israel a acabar com ofensiva contra ONG palestinianas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório