Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Governador da Florida estreia polícia eleitoral com 20 processos-crime

O governador do Estado da Florida anunciou na quinta-feira processos-crime contra 20 pessoas por terem votado ilegalmente em 2020, na que é a posição pública mais relevante da nova unidade policial para as eleições criada por este republicano.

Governador da Florida estreia polícia eleitoral com 20 processos-crime
Notícias ao Minuto

06:49 - 19/08/22 por Lusa

Mundo EUA

As acusações são a estreia do Gabinete de Crime e Segurança Eleitoral, o qual, desde a sua conceção, suscitou críticas dos democratas e dos grupos de promoção dos direitos de voto, que receiam que a unidade vá servir como instrumento político do governador.

Mas Ron DeSantis disse que as pessoas acusadas tinham sido condenadas por assassínio ou crimes sexuais, pelo que não lhes era aplicável a emenda constitucional que restaura o direito de voto a alguns condenados.

Acrescentou que a maior parte dos agora acusados eram dos condados de Broward, Miami-Dade ou Palm Beach, todos bastiões democratas.

Estas 20 pessoas incluem-se nas mais de 11 milhões que votaram na Florida na eleição de 2020.

DeSantis, que é um potencial candidato republicano às eleições presidenciais de 2024, pressionou o congresso estadual a criar a unidade policial, perante a proliferação de preocupações com fraude eleitoral entre os republicanos apoiantes do antigo presidente Donald Trump, que subscreveram as infundadas acusações deste que a eleição presidencial lhe tinha sido roubada.

Leia Também: Investigação sobre documentos secretos de Trump em "fases iniciais"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório