Governador da Florida estreia polícia eleitoral com 20 processos-crime

O governador do Estado da Florida anunciou na quinta-feira processos-crime contra 20 pessoas por terem votado ilegalmente em 2020, na que é a posição pública mais relevante da nova unidade policial para as eleições criada por este republicano.

Eleições, urnas, voto, votar

© Shutter Stock

Lusa
19/08/2022 06:49 ‧ 19/08/2022 por Lusa

Mundo

EUA

As acusações são a estreia do Gabinete de Crime e Segurança Eleitoral, o qual, desde a sua conceção, suscitou críticas dos democratas e dos grupos de promoção dos direitos de voto, que receiam que a unidade vá servir como instrumento político do governador.

Mas Ron DeSantis disse que as pessoas acusadas tinham sido condenadas por assassínio ou crimes sexuais, pelo que não lhes era aplicável a emenda constitucional que restaura o direito de voto a alguns condenados.

Acrescentou que a maior parte dos agora acusados eram dos condados de Broward, Miami-Dade ou Palm Beach, todos bastiões democratas.

Estas 20 pessoas incluem-se nas mais de 11 milhões que votaram na Florida na eleição de 2020.

DeSantis, que é um potencial candidato republicano às eleições presidenciais de 2024, pressionou o congresso estadual a criar a unidade policial, perante a proliferação de preocupações com fraude eleitoral entre os republicanos apoiantes do antigo presidente Donald Trump, que subscreveram as infundadas acusações deste que a eleição presidencial lhe tinha sido roubada.

Leia Também: Investigação sobre documentos secretos de Trump em "fases iniciais"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas