Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ucrânia em alerta com possíveis ataques por visita de Guterres e Erdogan

As autoridades ucranianas estão em alerta por causa de possíveis ataques russos durante a visita do secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou hoje o porta-voz dos serviços de informação militar, Andriy Yusov.

Ucrânia em alerta com possíveis ataques por visita de Guterres e Erdogan
Notícias ao Minuto

10:40 - 18/08/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O responsável declarou à televisão ucraniana que serão tomadas todas as medidas necessárias para o encontro entre Guterres e os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que se realiza na cidade de Lviv.

Yusov invocou "provocações, bombardeamentos de artilharia e ataques aéreos" russos durante outras visitas de líderes à Ucrânia, bem como a anterior passagem de António Guterres por Kyiv.

Afirmou que os serviços de informações militares se preparam para "diferentes cenários" que poderão ocorrer durante a visita de Erdogan e Guterres, saudando ambos por darem o que considera ser um sinal de apoio à Ucrânia e por não terem medo de ataques russos.

António Guterres chegou na quarta-feira a Lviv e deverá reunir-se com Zelensky e Erdogan no palácio de Potocki, no centro da cidade, depois de os dois chefes de Estado terem uma reunião bilateral no mesmo local.

O secretário-geral da ONU terá ainda à espera uma concentração em apoio dos prisioneiros de guerra ucranianos que se renderam às forças russas em Mariupol, no sul da Ucrânia.

Familiares desses presos de guerra vão pedir a Guterres e a Erdogan para que ajudem a garantir a sua segurança em cativeiro na Rússia ou em territórios controlados por Moscovo.

Leia Também: Guterres já está em Lviv para se reunir (amanhã) com Zelensky e Erdogan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório