Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Neta de Mussolini diz que não se candidata por Irmãos de Itália

Uma das netas de Mussolini, Rachele Mussolini, vereadora de Roma pelo partido "pós-fascista" Irmãos de Itália, liderado por Giorgia Meloni, declarou, esta quarta-feira, que não se candidatará às eleições de 25 de setembro para não embaraçar o partido.

Neta de Mussolini diz que não se candidata por Irmãos de Itália
Notícias ao Minuto

18:43 - 17/08/22 por Lusa

Mundo Itália

A filha de 48 anos do filho pianista de jazz do ditador fascista italiano Benito Mussolini obteve o maior número de votos de todos os candidatos às eleições autárquicas do ano passado na capital italiana, mais de 8.600.

Contudo, em declarações à agência de notícias italiana ANSA, Rachele Mussolini disse que, apesar de ter sido convidada - embora não pelo partido -, decidira não se candidatar, por causa do seu apelido "embaraçoso", que poria o partido Irmãos de Itália (FdI) à defesa, numa altura em que Meloni novamente condenou o fascismo.

"Se eu fosse candidata, o partido teria de defender-se e ficaria em dificuldades", afirmou a vereadora, que tem o mesmo nome da mulher de Benito Mussolini (líder do Partido Republicano Fascista italiano desde 1919 e primeiro-ministro entre 1922 e 1943).

Meloni enviou na semana passada um vídeo à imprensa estrangeira em inglês, francês e espanhol, no qual defendia que a direita italiana há muito que "tinha passado o Fascismo à história", com as suas "ignominiosas leis contra os judeus", e afirmou que os FdI partilham valores com os conservadores britânicos, os republicanos norte-americanos e o israelita Likud.

A líder dos Irmãos de Itália classificou como irrelevantes os apelos de opositores para abandonar a chama tricolor neofascista do logótipo do partido.

As sondagens mais recentes indicam que Giorgia Meloni, de 45 anos, oriunda de um subúrbio romano de classe operária se tornará a primeira mulher e primeira-ministra "pós-fascista" após as legislativas antecipadas de 25 de setembro.

Leia Também: Nove membros da máfia italiana acusados de jogo ilegal em Nova Iorque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório