Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

"Se puder corra", disse a maquinista do comboio que escapou das chamas

Dez pessoas ficaram feridas após saírem a correr do comboio.

"Se puder corra", disse a maquinista do comboio que escapou das chamas
Notícias ao Minuto

18:27 - 17/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Após o incidente de terça-feira, em Espanha, em que um comboio teve que parar a marcha para evitar as chamas de um incêndio, há agora relatos de quem presenciou o momento.

Dez pessoas ficaram feridas ao tentar fugir das chamas, mas o pânico começou momentos antes. Segundo o jornal espanhol ABC, Virginia, uma agente da polícia de Valência, que viajava numa das carruagens, implorou à maquinista que abrisse as portas e disse-lhe: "Se ficarmos aqui, vamos todos morrer".

Os passageiros do comboio, que viajava de Valência para Saragoça, estão descontentes com o desenrolar da situação. "Estávamos a observar o fumo há mais de 20 minutos e, quando sentimos o cheiro, falámos com a maquinista que disse que não podia fazer nada porque estava à espera de indicações", revelou Virginia.

As testemunhas admitiram que a maquinista corria de um lado para o outro com o telefone na mão e ainda tentou conduzir o comboio na direção oposta ao incêndio, mas alguns segundos depois parou.

"Não podíamos esperar por ordens, era uma questão de vida ou morte. Assim que o comboio parou a maquinista ficou ainda mais nervosa e pediu-me que a ajudasse", explicou a polícia ao recordar que a aconselhou a abrir as portas.

Um dos passageiros, Virtukan López Clemencia, também relembrou os momentos do incidente. "Primeiro abriu as portas para verificar a situação, mas o oxigénio no interior do comboio alimentou as chamas e ficámos assustados".

Ao abrir as portas a maquinista gritou: "Se puder correr, corra" e muitos dos passageiros saíram do veículo a correr o mais rápido que conseguiram, enquanto outros ficaram.

O incêndio em causa é um dos dois que ainda se encontra fora de controlo em Espanha.

De acordo com o Sistema Europeu de Informação, em 2022 já arderam 270 mil hectares em incêndios em Espanha - mais de quatro vezes a média anual do país, que corresponde a 67 mil hectares ardidos. 

A Madrid chegou também o fumo do incêndio que arde há 12 dias e queimou grandes extensões do Parque Natural da Serra da Estrela, a cerca de 400 quilómetros da capital espanhola.

Leia Também: Incêndios de Alicante e Castellón fora de controlo em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório