Meteorologia

  • 30 SETEMBRO 2022
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

A guerra tornou a vida mais difícil para aqueles com problemas de visão

Conseguem ouvir a guerra, mas não a podem ver. Vivem, por isso, na confusão de não saber o que podem pisar, optando por se isolar em casa.

Notícias ao Minuto

12:59 - 17/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Desde o início da invasão da Ucrânia, a 24 de fevereiro, que Viktor Solovyanenko tem procurado sair de casa o menos possível. Isto porque, como tantos outros com problemas de visão e cegueira, Viktor teme pisar munições ou objetos cortantes.

“Poderia, potencialmente, pisar alguma coisa que poderia explodir. É horrível, a sério. É perigoso para mim sair à rua”, lamentou o homem de 54 anos, em declarações à Reuters.

Viktor faz parte de uma comunidade de pessoas com problemas de visão em Kharkiv que, apesar de conseguirem ouvir a guerra, não a podem ver.

O homem vive num hostel da Associação Ucraniana para os Cegos, que concedeu abrigo a 60 pessoas, no brotar do conflito. Agora, apenas 18 ali continuam, tendo os restantes fugido para o estrangeiro.

“Toda a gente se ri, mas tenho uma boa memória visual. Lembro-me de onde ir, mas se houver um buraco, certamente que cairei lá dentro”, disse Natalia Pokutnia, uma das residentes.

Cega, Natalia encarou o início da guerra com estranheza, considerando que tudo ficou caótico.

“Num primeiro momento, não sabíamos o que estava a acontecer. Ficou tudo caótico. Provavelmente ouvi aviões”, recordou.

“Cobrimos e fechámos as janelas imediatamente, para que não estivéssemos visíveis. O pessoal disse-me que foi aterrador. Estava tudo a abanar, aqui. Foi horrível”, confessou.

Recorde-se que as forças ucranianas expulsaram o exército de Moscovo em maio de Kharkiv, mas a cidade continua debaixo de fogo.

Leia Também: Moscovo diz ter eliminado mais de 100 mercenários estrangeiros em Kharkiv

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório