Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Donetsk estabelecerá "cooperação bilateral" com Coreia do Norte

Este compromisso surge dois dias depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter apresentado uma mensagem semelhante junto do líder norte-coreano.

Donetsk estabelecerá "cooperação bilateral" com Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

08:41 - 17/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O autoproclamado líder da região ocupada de Donetsk, Denis Pushilin, revelou, numa carta enviada ao líder norte-coreano Kim Jong-un, que as regiões desenvolverão uma “cooperação bilateral igualmente benéfica”, avança a agência estatal norte-coreana KCNA, citada pela Reuters.

"As pessoas da região do Donbass estão, também, a lutar para recuperar a sua liberdade e justiça histórica, assim como o povo coreano o fez, há 77 anos”, terá indicado o responsável, a propósito do dia da independência da Coreia do Norte, assinalado a 15 de agosto.

Este compromisso surge dois dias depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter apresentado uma mensagem semelhante junto do líder norte-coreano, apelando a uma “expansão das relações bilaterais de forma construtiva e abrangente, com esforços comuns”, recorda a agência de notícias.

Pushilin já teria também expressado a convicção de estabelecer uma “cooperação frutífera” com a Coreia do Norte, nomeadamente através de relações comerciais. Por sua vez, o país considerou o envio de trabalhadores, no sentido de auxiliar na reconstrução das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e de Lugansk.

De notar que a Coreia do Norte foi o terceiro país a reconhecer a independência de Donetsk e de Lugansk, no leste da Ucrânia, juntando-se à Rússia e à Síria, em julho.

Leia Também: Norte-coreanos poderão ser enviados para reconstruir o Donbass

Recomendados para si

;
Campo obrigatório