Meteorologia

  • 30 SETEMBRO 2022
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

Abbas acusa Israel de cometer um holocausto contra palestinianos

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, acusou hoje Israel de cometer um holocausto contra os palestinianos, após um encontro em Berlim com o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Abbas acusa Israel de cometer um holocausto contra palestinianos
Notícias ao Minuto

23:35 - 16/08/22 por Lusa

Mundo Israel

"Desde 1947, Israel cometeu 50 massacres em 50 localidades palestinianas", afirmou, quando questionado se iria pedir desculpa pelo atentado de Munique de 1972. "50 massacres, 50 holocaustos", acrescentou Abbas durante uma conferência de imprensa.

A palavra holocausto identifica o genocídio do povo judaico pela Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O atentado de Munique ocorreu em 05 de setembro durante os Jogos Olímpicos de 1972 quando nove atletas israelitas foram feitos reféns pelo grupo terrorista palestiniano Setembro Negro. O atentado resultou em 17 mortos - nove reféns, dois elementos da delegação de Israel, um polícia alemão e cinco terroristas.

Distanciando-se das declarações de Abbas, o chanceler alemão, Olaf Scholz, disse ao jornal Bild que o uso da palavra holocausto "não é correto para descrever a situação" em causa.

"Para nós, alemães, qualquer relativização do Holocausto é insuportável e inaceitável", sublinhou.

Leia Também: Investigação conclui que ataque israelita matou cinco crianças em Gaza

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório