Meteorologia

  • 29 SETEMBRO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Igreja italiana censura Salvini por usar palavra 'credo' em cartazes

A Igreja Católica italiana censurou hoje o líder do partido nacionalista Liga, Matteo Salvini, por usar a palavra 'credo' em cartazes para as eleições legislativas de 25 de setembro.

Igreja italiana censura Salvini por usar palavra 'credo' em cartazes

Salvini, um "católico divorciado" que já agitou o rosário em campanhas anteriores, justificou o uso da palavra com a "fé secular".

Citado no jornal episcopal Avvenire, o teólogo Giuseppe Lorizio, da Pontifícia Universidade Lateranense, apontou que "é fácil dizer 'credo', mas não sem consequências".

"Para evitar todos os impulsos populistas será bom tentar distinguir os vários significados da palavra 'credo' quando a lemos nas fachadas das nossas cidades", afirmou.

Quando usada pelos católicos, a palavra 'credo' traduz a afirmação da crença em Deus.

As sondagens para as eleições gerais em Itália, convocadas após a renúncia do primeiro-ministro Mário Draghi em 21 de julho, são lideradas por uma aliança de direita, encabeçada pela líder do partido de extrema-direita Irmãos de Itália (FdI), Giorgia Meloni, com a Liga de Salvini, e com o partido de centro-direita Forza Italia (FI), do ex-primeiro-ministro e magnata dos meios de comunicação Silvio Berlusconi.

As sondagens indicam que esta aliança deverá obter mais de 45% dos votos e ganhar com maioria clara na Câmara Baixa e no Senado italianos.

Este resultado provavelmente impulsionaria Giorgia Meloni, de 45 anos, à liderança de Itália, já que a FdI tem cerca de 24% das intenções de voto, a Liga com 12,5% e a FI com 8%.

O Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, está a liderar uma coligação formada ainda pelo partido Esquerda Italiana (SI), pelo ecologista Europa Verde (EV) e pelo partido Mais Europa (+E).

Leia Também: Direita italiana promete respeito a UE e NATO antes das eleições

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório