Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Polónia recorre a laboratórios estrangeiros para analisar morte de peixes

A Polónia está a recorrer a laboratórios estrangeiros para descobrir a causa da morte massiva de peixes no rio Oder, que corre também na Alemanha, considerado o pior desastre natural dos dois países em muitos anos.

Polónia recorre a laboratórios estrangeiros para analisar morte de peixes
Notícias ao Minuto

15:30 - 16/08/22 por Lusa

Mundo Polónia

A ministra polaca do Clima e Ambiente, Anna Moskwa, anunciou hoje através do Twitter que estavam a ser enviadas amostras para laboratórios na Chequia, onde o Oder inicia o seu curso, e também na Holanda e no Reino Unido.

O governo da Polónia, que tem sido acusado de responder demasiado lentamente ao problema, prometeu hoje localizar os responsáveis e já se comprometeu também a endurecer as leis contra os poluidores ambientais.

"Estamos determinados a fazer com que todas as pessoas e todos os estabelecimentos responsáveis por este tipo de incidentes sejam responsabilizados e sofram as consequências", disse Michal Dworczyk, chefe de gabinete do primeiro-ministro polaco.

Durante a maior parte do seu curso, o rio flui através da Polónia e os peixes mortos no Oder foram notados pela primeira vez pelos pescadores no sudoeste do país no final de julho.

Os bombeiros polacos dizem ter removido quase 100 toneladas de peixes mortos até agora, enquanto as autoridades alemãs colocaram barreiras normalmente usadas para travar manchas de petróleo no rio, a jusante, para conter a propagação de peixes apodrecidos.

Alguns especialistas em ambiente dizem que as alterações climáticas podem ser a razão para a morte dos peixes, que com a falta de água ingerem toxinas, e um perito da Academia de Ciências da Polónia, Jacek Piskozub, realçou que isso seria pior do que qualquer caso de poluição acidental.

Leia Também: Toneladas de peixes mortos preocupam autoridades na fronteira da Polónia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório