Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro russo diz que não precisam de usar armas nucleares na Ucrânia

Sergei Shoigu referiu ainda que as operações militares ucranianas estavam a ser planeadas pelos Estados Unidos.

Ministro russo diz que não precisam de usar armas nucleares na Ucrânia
Notícias ao Minuto

10:37 - 16/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse esta terça-feira, durante um discurso na 10.ª Conferencia de Segurança Internacional de Moscovo que a Rússia não precisa usar armas nucleares na Ucrânia.

Referiu ainda, citado pela agência Reuters, que as operações militares ucranianas estavam a ser planeadas pelos Estados Unidos (EUA) e pelo Reino Unido, sendo que que a NATO aumentou o envio de tropas na Europa Oriental e Central "várias vezes".

Sobre o tratado com os EUA New START (Novo Começo), Shoigu afirmou que as negociações para estender o acordo eram "bilaterais" e que a situação em torno do controlo de armas nucleares EUA-Rússia "não era fácil".

Recorde-se que a Rússia informou, na semana passada, os EUA que suspendeu "temporariamente" as inspeções no local das suas armas nucleares estratégicas. Estas inspeções faziam parte do tratado de controlo de armas conhecido como New START, em vigor desde fevereiro de 2011.

Segundo a tutela russa na altura citada pela BBC, as sanções dos EUA impostas à Rússia sobre a Ucrânia mudaram as condições entre os países, sendo necessário suspender o último acordo de redução de armas remanescente entre os antigos rivais da Guerra Fria.

Leia Também: Turquia informa que mais cinco navios de cereais deixaram a Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório