Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Bill Gates pede a Seul investimento na cooperação global em saúde

O fundador da Microsoft, Bill Gates, pediu hoje à Coreia do Sul para que desempenhe um papel importante na cooperação global em saúde, especialmente no campo do fabrico de vacinas e investigação.

Bill Gates pede a Seul investimento na cooperação global em saúde
Notícias ao Minuto

08:48 - 16/08/22 por Lusa

Mundo Bill Gates

"A Coreia está pronta para ser líder neste campo, nomeadamente no fabrico de vacinas, no diagnóstico e na investigação", disse Gates, durante a sua visita a Seul, durante a qual se dirigiu à Assembleia Nacional da Coreia do Sul antes de se encontrar com o porta-voz do parlamento, Kim Jin-pyo.

O também copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates afirmou que espera reforçar a sua associação com aquele país asiático, num momento de "crise sanitária mundial".

Prometeu contribuir com ideias para o desenvolvimento de novas ferramentas e recursos para ajudar os mais necessitados.

O magnata também felicitou Seul pelo seu compromisso de doar 200 milhões de dólares (197,3 milhões de euros) para o programa internacional de distribuição de vacinas contra a covid-19 (COVAX) e disse que ajudar os necessitados é "a coisa certa e inteligente a fazer".

"Não apenas lutaremos contra doenças infecciosas, como a poliomielite e o sarampo, mas salvaremos a humanidade destas", referiu Gates, sublinhando que "futuras pandemias devem ser evitadas".

O bilionário afirmou que se deve "colocar um fim na covid-19", mas sublinhou que esta doença mostrou que "todos estão profundamente conectados".

A visita do empresário coincide com o anúncio na segunda-feira de que o conglomerado tecnológico sul-coreano SK investirá 250 milhões de dólares (246,6 milhões de euros) na empresa TerraPower, fundada por Gates e dedicada ao desenvolvimento de pequenos reatores nucleares ou reatores modulares.

Este investimento faz parte de uma ronda de captação de recursos de 750 milhões de dólares (739,9 milhões de euros), codirigida pelo empresário.

O fundador da Microsoft também deve encontrar-se hoje com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, como parte da sua visita, que termina na quarta-feira.

Leia Também: Coreias. Sul quer oferecer ajuda ao Norte em troco da desnuclearização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório