Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

África tornou-se "lucrativa" para empresas chinesas de segurança privada

As empresas chinesas de segurança privada encontraram em África um "lucrativo nicho de mercado", através da prestação de serviços de proteção a executivos, locais de construção e navios chineses, disse à Lusa um investigador.

África tornou-se "lucrativa" para empresas chinesas de segurança privada
Notícias ao Minuto

13:40 - 15/08/22 por Lusa

Mundo Investigador

Em Angola, República Democrática do Congo, Mali, Sudão do Sul ou Nigéria, antigos membros da polícia paramilitar chinesa e do Exército de Libertação Popular, as Forças Armadas chinesas, estão a assumir funções de segurança privada, contou Alessandro Arduino, um dos poucos investigadores nesta área, à agência Lusa.

A procura pelos serviços de segurança privada aumentou no âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", o gigantesco plano de infraestruturas internacional lançado por Pequim, em 2013, e que inclui a construção de autoestradas, linhas ferroviárias, aeroportos e centrais elétricas no continente africano.

"Em nações como a República Democrática do Congo, Sudão ou Sudão do Sul, existe carência de serviços de segurança prestados pelo Governo, devido à contínua instabilidade política", descreveu Arduino, que é investigador na Universidade Nacional de Singapura.

"A dependência da China destes países para obter recursos explica por que Pequim está mais preocupada com a segurança em África", observou.

Trabalhadores e executivos chineses são frequentemente vítimas de sequestro em África, em parte devido à perceção de que têm muito dinheiro em mão ou trabalham para empresas chinesas dispostas a pagar altos resgates.

No início deste ano, três cidadãos chineses que trabalhavam na barragem Sino-Hydro, no Níger, foram sequestrados por homens armados e dois dos seus colegas locais foram mortos. No ano passado, homens armados sequestraram quatro chineses que trabalhavam na construção de linhas ferroviárias e mataram a sua escolta policial, no estado nigeriano de Ogun.

"Na última década, a China reconheceu que confiar apenas no desenvolvimento económico dos países africanos não é suficiente para proteger os seus trabalhadores e projetos", apontou o investigador.

A retirada de dezenas de milhares de chineses durante os conflitos na Líbia e no Iémen ilustrou já o aumento da capacidade das Forças Armadas chinesas de protegerem cidadãos no exterior.

Mas o princípio de não-intervenção continua a constituir uma pedra basilar da política externa chinesa, limitando a atuação do exército chinês para proteger alvos individuais, lembrou o investigador.

Arduino notou que a emergência das empresas chinesas de segurança privada em África surge também durante um período em que a arquitetura de segurança global está em "transição".

"Os Estados Unidos estão a deixar de ser o polícia do mundo para assumir uma posição mais balanceada, na qual usam as suas alianças estratégicas e intervêm para proteger os seus interesses no exterior apenas quando é necessário", afirmou.

O investigador frisou a necessidade de a China e os países africanos negociarem acordos bilaterais e multilaterais para o setor da segurança privada. No seu entender, "são precisos códigos de conduta para supervisão, regulação e cooperação".

"A ausência de regulamentos pode levar a repercussões negativas, com as empresas de segurança privada a abusarem da autoridade ou a deixarem de operar de acordo com diretrizes claras, ou ao surgir de mercenários irresponsáveis e milícias estrangeiras desonestas", frisou.

Leia Também: Mali. Governo anuncia que liquidou dívidas pendentes após golpe de Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório