Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Coreias. Sul quer oferecer ajuda ao Norte em troco da desnuclearização

O Presidente sul-coreano anunciou hoje que vai oferecer um importante pacote de ajuda a Pyongyang em troca da desnuclearização, um tipo de oferta há muito desprezada pela Coreia do Norte.

Coreias. Sul quer oferecer ajuda ao Norte em troco da desnuclearização
Notícias ao Minuto

06:16 - 15/08/22 por Lusa

Mundo Coreias

Yoon Suk-yeol afirmou que a desnuclearização é "essencial" para uma paz duradoura na península e explicou que a oferta inclui alimentos e energia, mas também melhorias em infraestruturas tais como portos, aeroportos e hospitais.

O plano "irá melhorar significativamente a economia da Coreia do Norte e o nível de vida do seu povo, por fases, se o Norte deixar de desenvolver o seu programa nuclear e se envolver num genuíno e substancial processo de desnuclearização", disse Yoon, num discurso que assinala o aniversário do fim do domínio colonial japonês em 1945.

Na semana passada, Pyongyang ameaçou "erradicar" funcionários sul-coreanos, acusando Seul de estar por trás do surto de covid-19 no país.

Em julho, o líder norte-coreano Kim Jong-un disse estar "pronto a mobilizar" as suas capacidades nucleares em caso de guerra com os Estados Unidos ou a Coreia do Sul.

Os peritos regionais dizem que as hipóteses de Pyongyang aceitar a oferta mencionada no discurso inaugural de Yoon são escassas, uma vez que a Coreia do Norte, que investe uma grande parte do Produto Interno Bruto no programa de armamento, há muito que deixou claro que não celebraria um tal acordo.

A Coreia do Norte realizou uma série recorde de testes de armas este ano, incluindo o lançamento de um míssil balístico intercontinental de alcance total, o primeiro desde 2017.

Washington e Seul advertiram repetidamente nos últimos meses que a Coreia do Norte se preparava para realizar outro ensaio nuclear, que seria o sétimo da sua história.

Leia Também: Coreia do Norte critica Guterres por defender desnuclearização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório