Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Morsa Freya foi eutanasiada porque as pessoas não se afastavam dela

A morsa Freya, que se estabeleceu no fiorde de Oslo, foi sacrificada, anunciaram as autoridades neste domingo.

Notícias ao Minuto

17:16 - 14/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Freya

A morsa Freya tornou-se na principal atração do verão em Oslo, na Noruega, mas as autoridades do país consideraram a eutanásia, porque a presença do animal constituía uma ameaça em termos de segurança.

Apesar dos repetidos apelos para afastar as multidões, a presença da morsa atraía muita atenção, representando um risco para os seres humanos e para o próprio animal.

"A decisão de eutanásia foi tomada com base numa avaliação global da ameaça persistente à segurança humana", disse o chefe da Diretoria de Pesca da Noruega, Frank Bakke-Jensen, em comunicado.

A decisão está a ser amplamente lamentada por especialistas. Siri Martinsen, porta-voz do grupo de direitos dos animais NOAH, disse à TV2 que foi uma medida apressada e que deveriam ter sido emitidas multas para dispersar as pessoas. 

A operação foi levada a cabo por "pessoal altamente qualificado e treinado que executou a ordem de acordo com as rotinas e regulamentos atuais para a eutanásia de mamíferos marinhos".

A carcaça do animal foi entregue para análise e exames veterinários.

As autoridades norueguesas já tinham alertado que poderiam ter de tomar esta decisão se os noruegueses não  deixassem o animal em paz.  A jovem morsa de 600 quilos dava sinais de stress excessivo, tornando imprevisível o seu comportamento perante a presença humana.

As morsas normalmente vivem nas latitudes ainda mais ao norte do Árticos, mas Freya decidiu ficar em Oslo, onde era filmada e fotografada diariamente.

Leia Também: Após dúvidas, família faz festa revelação para papagaio com 43 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório